Catequese é fundamental para a formação de discípulos-missionários

A A
A Semana de Animação Bíblico-Catequética na Região Sé, entre os dias 6 e 9 de fevereiro de 2017, atraiu a atenção de aproximadamente 250 pessoas.
Publicado em: 15/02/2017 - 17:00
Créditos: Edição 3138, de 15 a 21 de fevereiro de 2017, do Jornal O SÃO PAULO, p. 17

A Semana de Animação Bíblico-Catequética na Região Sé, entre os dias 6 e 9 de fevereiro de 2017, atraiu a atenção de aproximadamente 250 pessoas, que foram à Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Setor Pastoral Perdizes, para refletir sobre o tema “Catequese e Missão - Catequese formadora de discípulos-missionários”.

Dom Eduardo Vieira dos Santos bispo auxiliar da Arquidiocese na Região, abriu a Semana enfocando que “o encontro com Cristo não pode ficar na superficialidade... A Palavra de Deus a cada dia em nossa vida, no nosso coração nos transforma. Somos embaixadores da Palavra de Deus. Que a alegria seja anunciar a Palavra...”.

A assessoria da semana coube ao Padre Marcelo Delcin, assistente eclesiástico para a Animação Bíblico-Catequética na Região Sé, que, na abertura dos trabalhos, recordou as palavras do Papa Francisco “Todos somos convocados à Igreja para ser discípulos missionários que trabalhem na expansão do Reino”. Com este propósito, o Padre refletiu sobre o Diretório Geral de Catequese, sob a luz dos diversos documentos sobre a evangelização.

Em seguida, Padre Marcelo abordou o tema “Catequese e Comunidade”. “A comunidade é origem, o lugar e o destino da evangelização, pois o missionário não age em seu próprio nome, mas em nome da comunidade que o envia; é na comunidade que se dá o amadurecimento de fé e a convivência fraterna; e é a comunidade que acolhe os que desejam vivenciar a nova vida que Cristo nos ensinou. Também temos o grande desafio e obrigação de construir uma eclesiologia de comunhão. Sem esta busca da comunhão dentro de nossas paróquias, através do diálogo e cooperação entre as pastorais em prol da evangelização, nós não conseguiremos levar os cristãos ao verdadeiro amadurecimento e nem conseguiremos cumprir, de fato, o nosso mandato missionário”.

A temática “Catequese e Família” foi destaque do segundo dia. De acordo com o Padre Marcelo, a família deve ser prioridade na nossa evangelização. “Só através do amadurecimento na fé dos pais e responsáveis, é que eles conseguirão exercer o seu protagonismo na educação da fé de seus filhos. É assim que nossas famílias poderão assumir o seu papel missionário na Igreja e na sociedade”.

No terceiro dia, o assessor ressaltou a importância da formação de novos discípulos-missionários nas comunidades. “A catequese é uma formação cristã integral, ‘aberta a todos os outros componentes da vida cristã’... a fé exige ser conhecida, celebrada, vivida e traduzida em oração. A catequese deve cultivar cada uma dessas dimensões. A fé, porém, se vive na comunidade cristã e se anuncia na missão”.  (DGC 84). O cristão maduro é aquele que sabe traduzir sua experiência comunitária de fé nas suas relações na sociedade e até na sua forma de viver a cultura e seu trabalho.

Como resultado prático dessas reflexões, os participantes puderam estabelecer alguns passos para a missão pastoral neste ano. Foi gerada uma carta compromisso, que depois de lida e feita algumas correções foi aprovada e assumida por todos.

No último dia, foi apresentada a síntese das propostas sugeridas pelos grupos participantes, e se fez apelo para que todos unissem no compromisso de trazer novo ânimo à missão evangelizadora na Região Episcopal Sé.

 

(Colaboraram: Ana Luíza José – Catequista da Paróquia Santa Cecília e Pe. Marcelo Delcin – Assessor Eclesiástico da Pastoral da Animação Bíblico-Catequética)