celebra o dia da Padroeira, Nossa Senhora de Lourdes

A A
PARÓQUIA NOSSA DE LOURDES CELEBRA ODIA DA PADROEIRA
Publicado em: 14/02/2022 - 15:30
Créditos: Redação

PARÓQUIA NOSSA DE LOURDES CELEBRA DIA DA PADROEIRA

Na tarde de sexta-feira, 11 de fevereiro, às 15h, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé, presidiu a missa da Padroeira na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Setor Perdizes, concelebrada pelo pároco, Pe. Lucas Pontel.

Em sua homilia, Dom Carlos relatou a história das aparições de Nossa Senhora de Lourdes à Marie-Bernard Soubirous, uma menina analfabeta de 14 anos, que depois tornou-se religiosa e foi canonizada pela Igreja. Foram 18 aparições de 11-fev a 16-jul de 1858.

Dom Carlos destacou ainda, algumas palavras do Papa Bento XVI quando este em Lourdes em 2008: “

“... neste lugar chamado A gruta de Massabielle, fora da povoação, uma simples adolescente de Lourdes, Bernadete Soubirous, viu uma luz e, nesta luz, uma jovem mulher ‘linda, mais linda que tudo’.

Esta Senhora dirigiu-se a ela com bondade e doçura, com respeito e confiança:

‘Ela tratava-me por vós (narra Bernadete) ... Quereis fazer-me o favor de vir aqui durante os próximos quinze dias? (pergunta-lhe a Senhora) ... Ela fixava-me como uma pessoa que fala a outra pessoa’.

É nesta conversa, neste diálogo repleto de delicadeza, que a Senhora a encarrega de transmitir certas mensagens muito simples sobre a oração, a penitência e a conversão.

Não causa maravilha que Maria seja bela, visto que, na aparição de 25 de Março de 1858, Ela revela o seu nome assim: ‘Eu sou a Imaculada Conceição’”.

 

Durante as aparições, Bernadete reza o terço sob o olhar de Maria, que Se une a ela no momento do Glória. Este fato confirma o caráter profundamente teocêntrico da oração do Rosário.

Quando rezamos o terço, Maria oferece-nos o seu coração e o seu olhar para contemplarmos a vida do seu Filho, Jesus Cristo.

Rezar o terço com carinho, nos aproxima de Deus, porque contemplamos os mistérios da vida de Jesus. O terço é como um resumo da vida de Cristo, contemplamos Jesus com os olhos de Maria.

Ao final da homilia, Dom Carlos motiva também nós pedir a Nossa Senhora o milagre da cura das nossas doenças espirituais: Curar nossa preguiça, Curar ressentimentos do coração, Vencer as reações de raiva, de inveja, de arrogância, ajudar a superar a falta de fé e a confiança em Deus, etc.

 E informou que em Lourdes continua havendo muitos milagres e que há, inclusive, equipes médicas de plantão, porque chegam centenas e milhares de doentes todos os dias.

Em Lourdes como em todos os santuários marianos: multidões imensas acorrem aos pés de Maria para Lhe confiar aquilo que cada um tem de mais íntimo, aquilo que cada um tem particularmente a peito. Aquilo que muitos, por embaraço ou pudor, às vezes não ousam confiar nem sequer aos seus amigos íntimos, confiam-no Àquela que é a Toda Pura, ao seu Coração Imaculado: com simplicidade, sem disfarces, na verdade.

Colaboração e texto: Centro Pastoral Sé

Fotos: Pascom Paroquial