Celebração de Ação de Graças

A A
No dia 30 de novembro ocorreu a celebração aos formandos de 2015 do ITELSE
Publicado em: 17/12/2015 - 16:30
Créditos: Equipe ITELSE

No Colégio Maria Imaculada, dia 30 de novembro, sexta-feira, houve a Celebração de Ação de Graças seguida pela entrega dos Certificados de conclusão de curso. No dia 07 de dezembro, segunda-feira, houve o encontro da Equipe e dos professores do ano de 2015 contando com a presença de Dom Eduardo Vieira dos Santos, Vigário Episcopal da Região Sé e com Dom Carlos Garcia, Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade. A celebração e o encontro foram muito proveitosos porque, após os devidos agradecimentos pelo serviço  e dedicação de todos ao longo do ano, tudo isso deu novo alento para prepararmos de forma adequada a comemoração dos 40 anos de existência do ITELSE em 2016.

Trata-se de uma caminhada significativa determinada pela necessidade eclesial, a partir do Concílio Vaticano II, de fornecer aos fiéis de nossas paróquias e comunidades, uma formação e um aprofundamento teológico-pastoral capaz de iluminar a missão de todo o povo de Deus. Com efeito, a missão da Igreja consiste em assumir e viver os critérios e valores do Evangelho não só para interpretar a realidade, mas principalmente para transformar a sociedade fazendo com que ela se torne cada vez mais justa e fraterna. Os cursos oferecidos querem substancialmente fornecer critérios e argumentos que ajudem as pessoas a serem críveis e autênticas em seu testemunho de fé. A esse respeito cabe lembrar uma expressão muito significativa e importante do Documento de Puebla (n.786), pois é essencial que leigos/as sejam “homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja”.

O Documento de Aparecida reforça ainda mais esta perspectiva afirmando que “Para cumprir sua missão com responsabilidade pessoal, os leigos necessitam de uma sólida formação doutrinal, pastoral, espiritual e adequado acompanhamento para darem testemunho de Cristo e dos valores do Reino no âmbito da vida social, econômica, política e cultural” (DA 212). Além disso, “Nossos fiéis precisam aprofundar o conhecimento da Palavra de Deus e os conteúdos da fé” (DA 226c) para que tenham “um encontro pessoal com Cristo” (DA 226a) que seja importante e profundo.

Recentemente o Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, de um lado reconhece uma maior participação nos ministérios laicais, mas do outro lado lamenta o fato de que “esse compromisso não se reflete na penetração dos valores cristãos no mundo social, político, econômico; limita-se muitas vezes às tarefas no seio da Igreja sem um empenho real pela aplicação do Evangelho na transformação da sociedade. A formação dos leigos e a evangelização das categorias profissionais e intelectuais constituem um importante desafio pastoral” (EG 102). 

Como foi lembrado durante a liturgia aos que concluiram o curso, não se trata de um “saber” ou de um conhecimento acumulado, mas de um “sabor/gosto” a ser transmitido e compartilhado. O que os cursos de teologia não querem oferecer somente mais conhecimento, mas principalmente mais significado e mais compreensão da própria experiencia de fé na Igreja e no mundo. Que o dom da “misericórdia” ao longo desse ano que comemora os “40 Anos do ITELSE’”nos acompanhe e seja experimentado concretamente por todos nós, assim como nos  solicita o salmista: “Provai e vede como o Senhor é bom! Feliz o homem que nele se abriga” (Sl 34,9). É muito importante que esta solicitude esteja presente nas nossas Paróquias e comunidades e que seja amplamente sustentada e divulgada.