CF 2017 é destaque em atividade formativa do Setor Paraíso

A A
As paróquias do Setor Pastoral Paraíso organizaram, entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2017, um momento de estudo para aprofundar o tema da CF “Biomas brasileiros e defesa da vida”.
Publicado em: 02/03/2017 - 17:00
Créditos: Edição 3140, de 02 a 07 de março de 2017, do Jornal O SÃO PAULO, p. 21

As paróquias do Setor Pastoral Paraíso – Santa Rita, Santo Agostinho, Santíssimo, Santa Generosa e Santo Inácio de Loiolaorganizaram, entre os dias 14 e 16 de fevereiro, no auditório da Paulinas Livraria, um momento de estudo para aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade “Biomas brasileiros e defesa da vida”.

A cada dia, um assessor falou sobre aspectos da temática. No primeiro dia, Wagner Augusto da Silva, bacharel e licenciado em Geografia pela USP e professor em Geopolítica no Anglo desde 1993, abordou a temática da visão biológica do bioma, evidenciando as características de cada um deles, suas riquezas e também como estão sendo destruídos.

O segundo dia foi assessorado por Danilo Valentin Pereira, professor, pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e projetos de Reforma Agrária (Nera) e membro da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra), que aprofundou o tema “Bioma e Desenvolvimento”, abordando a questão sociológica da exploração do bioma e suas consequências para o meio ambiente. Ele lançou como reflexão a pergunta: “Qual o desenvolvimento que queremos? O agronegócio ou a produção familiar?” Segundo afirmou, “70% do alimento que chega à nossa mesa vem da economia familiar e apenas 30% do agronegócio”.

Aprofundar a visão teológica do bioma, a visão humana e cristã, foi o destaque do terceiro dia, com o tema desenvolvido pelo Padre Enivaldo Santos do Vale, responsável pela Campanha da Fraternidade na Região Episcopal Sé. Ele partiu de uma contextualização bíblica, no Antigo e Novo Testamento, e alertou que a “Terra também tem uma dignidade”, que precisa ser respeitada”.

(Com informações do Padre Mário Pizetta)