Colégio Pio Brasileiro realiza encontro com cardeais que participaram do Sínodo

A A
<p>Em uma noite de reflexão, os Cardeais Brasileiros expuseram suas percepções sobre o Sínodo da Família</p>
Publicado em: 25/10/2014 - 10:15
Créditos: CNBB

O Pontifício Colégio Pio Brasileiro promoveu uma noite de reflexão sobre os trabalhados desenvolvidos na 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos. No dia 17 de outubro, os cardeais brasileiros presentes na reunião do Vaticano expuseram suas percepções sobre o Sínodo da Família.

Estiveram presentes o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis; o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer; o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz; o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta. O evento contou também com a presença de dom Geraldo Majella Agnello, arcebispo emérito de Salvador (BA), que foi a Roma para a cerimônia de beatificação do papa Paulo VI;  do reitor do Colégio, padre Geraldo Maia; do presidente do Conselho dos Estudantes, padre Leonísio Leal; e do diretor de estudos do Pio Brasileiro, padre Domingos Barbosa, que dirigiu os trabalhos.

Na ocasião, os cardeais expuseram suas opiniões sobre os assuntos tratados no Sínodo.  Cada cardeal teve sete minutos para falar sobre suas percepções a respeito da assembleia sinodal. Dom Damasceno, um dos presidentes delegados do Sínodo nomeado pelo papa Francisco, falou sobre a organização do encontro, sua estrutura e o funcionamento dos trabalhos. Já dom Odilo discursou sobre a instituição do Sínodo e suas características. Dom João Braz e dom Orani abordaram os aspectos pastorais desta assembleia, se atendo mais ao tema e aos grandes desafios que assolam a vida familiar e exigem uma reposta da Igreja.

Ao final do encontro, os cardeais disseram uma palavra sobre o papa Paulo VI, que foi beatificado ao final do Sínodo. A sessão foi encerrada com o canto de Salve Regina.

Com informações do Colégio Pio Brasileiro