Cônego José Paine festejará 70 anos de sacerdócio no dia 8

A A
A Paróquia Santa Generosa, realizará em 8 de dezembro de 2016, às 12h, missa em ação de graças pelos 70 anos de ordenação sacerdotal do Cônego José Mayer Paine, pároco desde 1955.
Publicado em: 06/12/2016 - 11:45
Créditos: Edição 3130, Jornal O SÃO PAULO, p. 18.

 

A Paróquia Santa Generosa, no Setor Pastoral Paraíso, realizará em 8 de dezembro de 2016, às 12h, missa em ação de graças pelos 70 anos de ordenação sacerdotal do Cônego José Mayer Paine, pároco, que atua na Paróquia desde 1955.

 Filho mais velho entre oito irmãos, o Cônego nasceu no bairro do Belenzinho em 27 de fevereiro de 1921. Quando criança, freqüentou o Grupo Escolar em São Caetano do Sul (SP) e foi coroinha na Paróquia de São João Batista, no Belenzinho. Com os bons exemplos dos pais, Benedita e Américo Paine, aprendeu o amor ao dever, à laboriosidade e especialmente a confiança em Deus; tomou gosto pela oração e pela devoção a Nossa Senhora. Aos 12 anos, ingressou no Seminário Menor de Pirapora (SP), onde fez os estudos secundários, e concluiu sua formação no Seminário Central do Ipiranga, sendo ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1946, na festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, pelo Cardeal Motta, à época arcebispo de São Paulo.

Desde então, foi vigário cooperador da Paróquia Bom Jesus do Brás (1947-48), um dos fundadores e professor do Seminário Menor de São Roque (1948-49), vigário cooperador na Paróquia Santa Cecília (1950-51), professor do Seminário Central do Ipiranga e secretário da Obra das Vocações Sacerdotais da Arquidiocese (1951-54). Em dezembro de 1954, foi nomeado vigário econômico da Paróquia Santa Generosa e tomou posse da função em 6 de fevereiro de 1955.

Sentindo a iminência da demolição da igreja para atender às imposições do progresso urbanístico da cidade, percebeu a necessidade de manter um elo de comunicação com os paroquianos. Assim, em 14 de abril de 1968, publicou o primeiro exemplar do Boletim Paroquial (o mais antigo da Arquidiocese). Em dezembro de 1968, foi executada a demolição da igreja, no antigo Largo Guanabara.

Passados alguns meses, o Sacerdote sofreu um desastre automobilístico, mas mesmo convalescente estudava como conservar a Paróquia. Para tanto, decidiu sacrificar o salão e a casa paroquial existentes, afim de permitir a construção da igreja atual. Tudo foi executado com muito trabalho e sacrifício financeiro. Durante dois anos, os atos religiosos realizaram-se no Colégio Maria Imaculada, até a inauguração da atual igreja.

Em 22 de fevereiro de 1973, o Cardeal Arns, então arcebispo de São Paulo, nomeou o sacerdote como cônego do Colendo Cabido Metropolitano.

Em todo este tempo, os fieis têm testemunhado a determinação com que o Cônego José Paine se dedica à formação espiritual e à vida sacramental dos paroquianos, à celebração de missa, atendimento de confissões, visita a doentes e famílias, promoção de meditações, recolhimentos, palestras formativas, retiro anual , romarias, etc.

“A minha alma, cheia de alegria, engrandece ao Senhor, porque, não obstante a baixeza de seu servo, fez de mim seu sacerdote e me colocou nesta Paróquia de Santa Generosa, onde me sinto feliz e realizado, entre as gerações de hoje e ontem, nestes 70 anos de sacerdócio...”, expressou o Sacerdote.

Maria Angeles Brugarolas Masllorens