Devoção ao ‘Santo das causas urgentes’ leva 25 mil pessoas à Capelania Militar

A A
Durante todo dia 19, fiéis visitam capela de Santo Expedito; Dom Odilo preside missa solene
Publicado em: 23/04/2015 - 13:45
Créditos: Redação

Para agradecer e pedir graças a Deus, por intercessão do “Santo das causas urgentes”, 25 mil fiéis lotaram a Capela de Santo Expedito (Capelania Militar), no centro da cidade, nas sete missas realizadas no domingo, 19.

“Hoje é domingo e estamos aqui por que é o dia?...”, indagou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano às mais de 4 mil pessoas que participavam da missa campal por ele presidida às 15h. Ouviu-se, então, um enorme coral de vozes com som retumbante: “Dia de Santo Expedito!”. “Não, hoje é o dia do Senhor”, disse Dom Odilo em sua réplica aos fieis, que repetiram, com veemência, o que lhes fora lembrado.

No início da celebração, o Arcebispo pediu que todos acolhessem com uma salva de palmas o Padre Hélio Vergueiro, nomeado em 29 de março como capelão. “Minha missão como capelão é a evangelização do povo em geral e, principalmente, da Polícia Militar, de quem nós estamos à disposição. Fazer o melhor serviço possível em favor de toda comunidade. Fui muito bem acolhido por todos aqui, tanto pelos fieis quanto pela PM”, disse Padre Hélio à reportagem.

Além das missas, houve procissão pelas ruas próximas à capela, com a imagem de Santo Expedito, levada em um caminhão do Corpo de Bombeiros.

‘Não renuncio à minha fé por nada’

Dom Odilo explanou sobre a história de Santo Expedito, que foi martirizado por converter-se à fé cristã.  Ele é representado com vestes de soldado romano, levando na mão esquerda a palma do martírio e na direita uma cruz, onde está escrito em latim: Hodie, que quer dizer hoje.

“O que será que Santo Expedito quer nos dizer com toda esta urgência?”, perguntou o Cardeal aos fiéis. “Não deixe para amanhã sua conversão a Deus. É a coisa mais urgente que devemos pedir pela intercessão de Santo Expedito”, afirmou Dom Odilo. “Se você está longe de Deus, está em pecado: então é hoje! É urgente! Volte pra Deus. Arrepende-se. Hoje, pergunte para Deus: ‘Senhor, o que queres que eu faça? Senhor, ajudai-me a mudar meu comportamento’. Isso é hoje. Coragem! E, se você volta o seu coração e sua vida para Jesus, você terá tudo. Quem está com Deus tem tudo na vida. E quem tem Deus na vida tem a riqueza que ninguém vai tomar”.

O Arcebispo lembrou os santos, as santas e todos os fiéis que foram e, infelizmente, ainda são martirizados, em todo o mundo, porque creem em Jesus como o Senhor ressuscitado. E salientou que, no Brasil, por mais que os mártires não sejam mortos cruelmente, existe, sim, perseguição religiosa para tirar a fé dos cristãos católicos. “E o que é que a gente faz? Esconde a cruz? Não! Mostre a cruz e diga: ‘Eu sou católico, graças a Deus! Eu sou católico e continuo firme na minha fé. Não renuncio à minha fé por nada. Santo Expedito, valei-me’. Nessa hora, você pode invocar todos os santos mártires”.

“Valei-me, Santo Expedito e tantos outros. Ajudai-nos a ser fortes na fé; a não perder a fé e continuar a comunicá-la”, concluiu o Cardeal.