Dom Eduardo Vieira: Cristãos, ‘que todos sejam um’

A A
Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, ocorre uma celebração ecumênica na cidade de São Paulo
Publicado em: 01/06/2015 - 14:30
Créditos: Edição nº 3053 do Jornal O SÃO PAULO – página 19

O Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs (Mofic) realizou no dia 18 de maio, na Paróquia Santa Cecília, uma celebração ecumênica por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Estavam representadas as igrejas Católica Apostólica Romana, Ortodoxa Antioquina, Evangélica de Confissão Luterana e Presbiteriana Unida, com a presença de líderes e fiéis.

Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, acolheu a todos e lembrou o desejo de Jesus Cristo de que “todos sejam um” sob o seu Nome e como é importante rezar pelo respeito e a comunhão entre os cristãos.

Pe. Gregório Teodoro, da Igreja Ortodoxa Antioquina, fez a homília sobre o Evangelho de Jesus e a mulher samaritana (Jo 4, 1-42), que inspira o tema desta Semana de Oração - “Dá-nos um pouco da tua água”. Ele destacou que o Senhor não despreza os samaritanos e nem diminui a mulher como naquele tempo os do seu povo faziam. O Padre enfatizou que o ser humano é imagem e semelhança de Deus, de modo que, independentemente do povo e da cultura, todas as pessoas têm a mesma dignidade. Ressaltou, ainda, que não é preciso ir para longe, como ao Oriente Médio, para verificar que a dignidade humana é desprezada, pois em cidades como São Paulo isso também acontece.

Durante a celebração, todos recitaram o Credo Niceno-constantinopolitano, como sinal de testemunho de comunhão. Em seguida, rezaram a oração do Pai-Nosso e houve as preces da comunidade.

Fernando Geronazzo
Colaborou Pe. Pedro Augusto Ciola de Almeida