Espaço Litúrgico é destaque no Encontro Regional de Liturgia

A A
Organizado pela Comissão Regional de Liturgia, encontro reuniu 70 pessoas na Paróquia São Luís Gonzaga
Publicado em: 22/08/2018 - 12:15
Créditos: Redação
Padre José Roberto Pereira

Nos dias 14 e 15, a Comissão Regional de Liturgia promoveu o segundo encontro do ano de Formação Litúrgica com o tema: “O Espaço Litúrgico e a Celebração da Palavra de Deus”, com a assessoria do Padre Thiago Faccini, é especialista em espaço litúrgico e Arte Sacra da Comissão Pastoral para a Liturgia da CNBB, com a participação de 70 pessoas e foi realizado na Paróquia São Luís Gonzaga, do Setor Pastoral Santa Cecília. 

O encontro iniciou com a acolhida e oração inicial, conduzida pelo Padre Helmo César Faccioli, Coordenador Regional da Liturgia. Em seguida, Padre Thiago discorreu sobre o tema e, por meio de exemplos, demonstrou como um espaço mal utilizado pode ser modificado, tornando-o acolhedor e propício para o clima de oração e usado adequadamente para as atividades da comunidade. 

Foram destacados os vários espaços litúrgicos dentro da Igreja, tais como o Altar e sua importância, o lugar da assembleia, a cadeira da presidência, o ambão, a fonte batismal. 

Padre Thiago explicou sobre o programa iconográfico:  é cristocêntrico, ou seja, tudo converge para Cristo. A partir da figura de Cristo, que é a cena central, decorre as demais imagens. 

O material exposto durante o Encontro Regional de Liturgia está disponível pelo site. O próximo encontro de Formação Regional de Liturgia será nos dias 2 e 3 de outubro.