Franciscanos organizam exposição com presépios de 20 países

A A
Com o tema ‘370 Anos da Casa de Francisco: a Casa do Presépio!’, exposição começa no dia 3
Publicado em: 24/11/2017 - 13:15
Créditos: Redação

Franciscanos.org.br

A 28ª edição da Exposição Franciscana de Presépios terá início no dia 3, na Paróquia e Convento São Francisco de Assis, no Setor Pastoral Catedral, com o tema “370 Anos da Casa de Francisco: a Casa do Presépio!”, em alusão ao tempo de fundação do Convento.

Iniciada há quase três décadas, a exposição faz parte do calendário das festividades natalinas da cidade de São Paulo. A mostra será aberta ao público no dia 3, com a missa das 10h30, e ficará disponível para visitação gratuita até 7 de janeiro, no Salão São Dâmaso, no claustro do Convento, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h.

São 30 conjuntos, originários de diversos países, e feitos dos mais diferentes materiais, de argila à sucata. Um dos destaques é uma reprodução vinda de Assis, na Itália. A obra, com 43 peças, é feita em argila e resina e retrata, além da cena do nascimento de Jesus, a Assis da época em que Francisco viveu. “Uma verdadeira obra de arte”, comentou o Frei Alvaci Mendes da Luz, Pároco.

São Francisco de Assis foi o primeiro a montar um presépio tal qual se conhece hoje. A ideia surgiu enquanto ele lia, em uma de suas longas noites dedicadas à oração, um trecho bíblico que narrava o nascimento de Cristo. Assim, no ano de 1223, na cidade italiana de Greccio, Francisco celebrou o Natal e encenou a vinda de Jesus ao mundo.

“O nascimento de Cristo foi o maior evento da humanidade. É o momento em que o céu resolveu descer para habitar no meio dos homens. Isso é tão grande e fascinante, mas ao mesmo tempo, tão envolto em sinais simples como o estábulo, os animais, os pastores. O que faz com que a representação do Natal, do nascimento do menino Deus, seja ainda tão viva é talvez a grandiosidade do mistério que a envolve. Francisco de Assis era um apaixonado por este mistério, por isso tem a delicadeza de representar o Natal pela primeira vez em forma de presépio!”, relata Frei Alvaci.

Outros detalhes da exposição podem ser obtidos no site do santuário.