‘Lugar onde se irradie o consolo de Deus para os aflitos’

A A
Arcebispo de São Paulo preside missa da padroeira e fala sobre a paróquia
Publicado em: 17/09/2015 - 15:45
Créditos: Edição nº 3068 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu, no domingo, 6 de setembro, missa solene na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, no centro, na festa da Padroeira. Na ocasião, o Cardeal reforçou que a igreja histórica da capital paulista deve continuar sendo um “lugar onde se irradie o consolo de Deus para os aflitos”.

A festa da Padroeira - geralmente celebrada no segundo domingo de agosto, nas proximidades da festa da natividade de Nossa Senhora, dia 8 - começou com uma novena preparatória entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro.

Também no domingo, houve mais duas celebrações, uma delas presidida por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal para a Educação e a Universidade, seguida de procissão pelas ruas com a imagem da Padroeira.

Testemunha na cidade

Dom Odilo, na homilia, destacou que a Paróquia é significativa no centro da cidade, e até já foi pró-catedral da Arquidiocese, entre 1999 e 2002, no período no qual a Catedral da Sé esteve fechada para restauro.

O Cardeal também manifestou alegria e satisfação ao ver que a Igreja continua sendo cuidada, os restauros estão sendo feitos. “De fato, essa é uma igreja que merece todos os cuidados, pois tem preciosidades artísticas e culturais”, disse, acrescentando que o templo é um testemunho, é um sinal daquilo que cremos.

“Nossas igrejas nos centros das cidades, nas periferias, nos bairros, devem ser testemunhas da fé que nós professamos, da presença da Igreja na comunidade de fé. Onde estão as comunidades católicas convém que esse testemunho fale, apareça na cidade, seja um sinal daquilo que afirmamos: Deus está com este povo também, Deus não abandonou esta cidade, habita no meio de nós”, salientou o Arcebispo .

Pe. José Roberto Pereira, pároco, ao final da celebração, reafirmou o compromisso da Paróquia em ser presença consoladora no centro da cidade. “Somos uma paróquia que tem 28 missas ao longo da semana, 38 pastorais ativas no centro de São Paulo. Temos nos empenhado muito para, como o senhor, Dom Odilo, nos costuma dizer, sermos ‘consoladores’”.

Fernando Geronazzo