Missa com o Cardeal marca festejos da Paróquia Nossa Senhora do Brasil

A A
Comemoração da festa da padroeira e aniversário da dedicação da igreja-matriz de Nossa Senhora do Brasil, Jd. América, Setor Jardins.
Publicado em: 19/09/2016 - 09:30
Créditos: Edição 3119 do Jornal O SÃO PAULO - página 18

Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no Setor Pastoral Jardins, comemoraram a festa da padroeira e o aniversário de dedicação da igreja-matriz no domingo, 11 de setembro de 2016, com uma missa solene presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e concelebrada pelos padres Michelino Roberto, pároco, e Vandro Pisaneschi, vigário paroquial.

Um coral de monges beneditinos participou da celebração, na qual houve a coroação da imagem da padroeira, carregada pelo grupo do Terço dos Homens até o altar e exaltada com o canto da “Salve Rainha”.

Dom Odilo ressaltou a importância da dedicação de templos, onde os fiéis se reúnem para celebrar a glória de Deus e onde se manifesta a fé do povo. Manifestou, ainda, o desejo de que a Paróquia reflita a beleza e a glória divina, seja um lugar onde as pessoas possam se encontrar e dialogar com Deus de todas as formas, e que nela cresçam a caridade e atenção ao outro.

O Arcebispo comentou também que Nossa Senhora está sempre com Cristo e seus discípulos, intercedendo e mostrando o caminho até seu Filho, e estará também onde os cristãos se reunirem: nas igrejas, nas famílias, nos lares etc.

A devoção a Nossa Senhora do Brasil começou no século 17, com uma imagem de 1,5m, que possuía traços indígenas e o coração (tanto de Maria, quanto de Jesus) em ouro. Em 1630, a imagem desapareceu em um ataque holandês, sendo redescoberta em 1710 por padres da Ordem dos Frades Capuchinhos. Quinze anos depois, foi escolhida como padroeira de Recife (PE), recebendo o nome de Nossa Senhora dos Divinos Corações. Frei Joaquim d’Afragola enviou-a secretamente a Nápoles, na Itália, onde foi nomeada “Madona del Brasile”. Em 22 de fevereiro de 1840, a imagem tornou-se ainda mais conhecida após permanecer ilesa a um incêndio gravíssimo na igreja em que se encontra. Depois de tantos milagres, o Vaticano propôs o título oficial de Nossa Senhora do Brasil.

Fonte da imagem: Arquivo pessoal.