Mostra de presépios no MAS ressalta o Natal e a Sagrada Família

A A
A mostra de presépios “Sagrada Família, Família Sagrada”, ficará em exposição no Museu de Arte Sacra até dia 06 de janeiro de 2017.
Publicado em: 06/12/2016 - 12:00
Créditos: Edição 3130, Jornal O SÃO PAULO, p. 16

Em 1223, a pequena comuna italiana de Greccio ganhou o primeiro presépio de Natal, feito pelas mãos de São Francisco de Assis (1182-1226), com argila e animais de verdade. O Frade obteve autorização do Papa Honório III para celebrar daquela maneira peculiar a memória da Natividade do Menino Jesus, e seu feito converteu-se em tradição viva, presente até os dias de hoje.

A mostra de presépios “Sagrada Família, Família Sagrada”, inaugurada na segunda-feira, 28 de novembro de 2016, no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), sob a curadoria da designer e empresária Francesca Alzati, apresenta 22 obras.

A curadora destaca a expressão humana do presépio, retratando a simplicidade com que Cristo veio aos homens. “Não é por acaso que dentre os autores dos presépios estão pessoas comuns, como literários, jornalistas, empresários, colecionadores. Feito por uma avó e sua neta, um dos presépios retrata a transmissão de valores dentro da família”, comentou Francesca ao O SÃO PAULO.

“O presépio, intenso como a Sagrada Família, faz parte da nossa história, e o resgate dele é imprescindível para reconstruir valores. Células para um mundo melhor, as famílias são o ponto de partida das nossas sociedades”, destacou Francesca.

Ciente da forte miscigenação presente no Brasil, a curadora falou da importância do binômio unidade e diversidade. “A diversidade com relação à cultura, etnia e classe social encontra articulação dentro da unidade que representa a família”.

As obras estão expostas não penas nas salas do Museu de Arte Sacra de São Paulo, mas também na sala MAS Metrô Tiradentes (anexo da instituição), convidando as pessoas, em meio à efeverscência de um metrô paulistano, a observarem a beleza e a importância da família.

 

Exposição, Sagrada Família, Família Sagrada

Curadoria: Francesca Alzati

Número de obras: 22

Duração: Até 06 de janeiro de 2017

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo (Avenida Tiradentes, 676, Luz)

Tel.: (11) 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas

Horário: Das 9h às 17h, de terça-feira a domingo

Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados.

 

Vitor Alves Loscalzo

 

Fonte da imagem: http://www.museuartesacra.org.br/pt/