na Capela do Hospital das Clínicas

A A
CELEBRAÇÃO DE POSSE DO CAPELÃO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS
Publicado em: 14/02/2022 - 16:00
Créditos: Redação

POSSE DO CAPELÃO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS

Na manhã de sexta, 11/02, às 9h, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé presidiu na Capela do Hospital das Clínicas de São Paulo, que fica no Setor Pastoral Cerqueira César e deu a posse canônica como Capelão ao Pe. Carlos Toseli, da Congregação dos Camilianos,  concelebraram Pe. Antônio Mendes, superior provincial dos religiosos camilianos do Brasil e Pe. José Wilson também camiliano e coordenador do Instituto Camiliano de Pastoral de Saúde no Brasil(ICAPS). A celebração contou com a presença dos médicos, colaboradores do hospital e dos fiéis que frequentam a capela.

Homilia de Dom Carlos:

Hoje a nossa celebração tem uma importância especial. É a cerimônia de Tomada de Posse do novo Capelão desta capela do Hospital das Clínicas, Pe. Carlos, Toseli, MI.

A Igreja, através dessa cerimônia, confia a capela a um sacerdote. A missão do sacerdote é anunciar o Evangelho, pregar a Palavra de Deus, ensinar o povo sobre os mistérios de Deus, na homilia, na Catequese, nas celebrações.

Ser Jesus que ensina, Jesus que acolhe, Jesus que cura e alimenta o povo.

O Sacerdote fará a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade diante da assembleia, uma forma de renovação da própria vocação sacerdotal, uma recordação da sua união com Cristo, porque o sacerdote atua in persona Christi.

O Papa Francisco falou aos Bispos e Sacerdotes na JMJ - Jornada Mundial da Juventude, do Rio de Janeiro:

"No início de nosso caminho vocacional, há uma escolha divina.

Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi”, diz-nos Jesus (Jo 15,16). Significa retornar à fonte da nossa chamada.

Diariamente deve voltar a brilhar essa luz: em cada momento de oração, diante do sacrário, ao rezar a liturgia das horas. Especialmente na hora da oração e na Santa Missa.

Este viver em Cristo configura realmente tudo aquilo que somos e fazemos. E esta “vida em Cristo” é justamente o que garante a nossa eficácia apostólica, a fecundidade do nosso serviço: ‘Eu vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16).

Não é a criatividade pastoral, não são as reuniões ou planejamentos que garantem os frutos, mas ser fiel a Jesus, que nos diz com insistência: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós” (Jo 15, 4).

Viver em Cristo: permanecei em Mim.

...particularmente através da nossa fidelidade à vida de oração, do nosso encontro diário com Ele presente na Eucaristia e nas pessoas mais necessitadas."

Hoje o Pe. Carlos se torna capelão, com todos os direitos e obrigações desse ofício.

Será Sacerdote de Cristo, para consolar os familiares dos enfermos, para dar uma palavra de estímulo e esperança às pessoas que sofrem diversas enfermidades e se submetem a tratamentos médicos.

Levará a Palavra de Jesus e administrará os Sacramentos, especialmente, a Penitência, a Unção dos Enfermos e a Santa Missa.

Levará a Comunhão aos doentes que o desejarem, preparará para que possam receber com fruto os Sacramentos, especialmente a Confissão.

Rezamos hoje de maneira especial pelo novo capelão.

 

Informações: Centro Pastoral Sé

Fotos: Walter Capello Júnior – Pascom Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Bete Subires - Imprensa do HC

Foto: Bete Subires - Imprensa do HC