No Arsenal da Esperança, jovens redesenham o mundo

A A
250 jovens participaram da nona edição do Encontro Conta Comigo
Publicado em: 30/05/2018 - 15:00
Créditos: Redação
Lorenzo Nacheli

Vindos de escolas, faculdades, paróquias e associações, 250 jovens participaram, no dia 19, do 9º Encontro Conta Comigo, promovido pelo Arsenal da Esperança.

Inicialmente, os jovens se viram diante de uma grande parede, uma instalação formada por centenas de páginas de livros, em diversas línguas, que representavam diferentes culturas e modos de pensar.

A singularidade daquele “muro” estava justamente no fato de que não havia duas páginas ou duas mensagens iguais; em vez disso, o conteúdo de todas era único: não há uma mensagem que seja melhor ou pior, mais ou menos importante; nenhuma página pode ser jogada fora sem o risco de perder algo valioso, uma ideia nova. Nenhum ser humano pode ser descartado, pisoteado.

Na segunda parte do encontro, os jovens conheceram a vida de Lavi Kasongo Israël, de Kinshasa, na República Democrática do Congo, que, muito emocionado, compartilhou um pouco de sua história, do que significou para ele “atravessar fronteiras” e de como a sua arte – ele formou-se artista plástico em seu País de origem e continua exercendo essa profissão – e o próprio Arsenal – a casa que o acolheu quando ele chegou ao Brasil – o ajudaram a “redesenhar sua história” e a história do mundo onde vive e trabalha.

A arte de Lavi e a “arte” do Arsenal quiseram lançar aos participantes a mensagem de que cada um, com a sua “arte”, onde quer que viva, estude ou trabalhe, pode concretamente contribuir para redesenhar o mundo e para torná-lo mais humano e mais de Deus.