Padre José Eduardo ensina sobre significado de Sacramento do Matrimônio e Família

A A
Pilares da família foram abordados pelo Padre José Eduardo
Publicado em: 27/08/2018 - 09:15
Créditos: Redação
Ana Paula Cuccio

Na terça-feira, 14, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, do Setor Pastoral Perdizes, recebeu o Padre José Eduardo de Oliveira e Silva, da Diocese de Osasco (SP), para falar sobre a teologia do Sacramento do Matrimônio e família no grupo do Pós Encontro de Casais com Cristo, com a finalidade de ensinar aos casais o real significado do Sacramento e assim transformá-los em multiplicadores dos valores e ensinamentos da Igreja.

 

ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

O ECC nasceu da inquietude de um sacerdote, Pe. Alfonso Pastore, que dedicou sua vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária.

A iniciativa teve berço na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo-SP. Como disse textualmente o seu fundador “começou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade”.

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é ser Igreja hoje e seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e a justiça social.
 
A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocações. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio - CNBB Doc. Nº 12 / DN-pág. 13).

 

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

O Matrimônio é um Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, que estabelece uma união santa e indissolúvel entre o homem e a mulher, e lhes dá a graça de se amarem um ao outro santamente, e de educarem cristãmente seus filhos.

Foi instituído pelo Próprio Deus no Paraíso terrestre; e no Novo Testamento foi elevado por Jesus Cristo à dignidade de Sacramento.

Na época em que se inicia a Semana Nacional da Família, a teologia do Sacramento do Matrimônio reforça os objetivos e a importância que esse sacramento possui, sendo a aliança conjugal algo que enriquece a Igreja, dá início a uma nova comunidade familiar, fundamenta a educação das crianças cristãs e oferece extensão ao ensino religioso vivido nas famílias católicas.

Definido como um “Mistério Grande” por São Paulo, O Papa Francisco ressalta o valor do matrimônio: “Homens e mulheres, corajosos o suficiente para levar este tesouro nos ‘vasos de argila’ da nossa humanidade, são um recurso essencial para a Igreja e para todo o mundo. Deus os abençoe mil vez por isso!”

 

(Com Informações de Canção Nova e Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia)