Padres fortalecem a espiritualidade para a Quaresma e a Páscoa em retiro

A A
Nos dias 13 a 17 de março de 2017o clero atuante da Região Sé esteve em Retiro.
Publicado em: 22/03/2017 - 14:30
Créditos: Edição 3143, do Jornal O SÃO PAULO, de 22 a 28 de março de 2017, p. 22

Crédito da foto: Pe. José Roberto Pereira

Com o tema “Nos passos de Maria: alegrias, dores e glórias”, estiveram reunidos em retiro, em Campos do Jordão (SP), na Vila Dom Bosco, entre os dias 13 e 17 de março de 2017, os padres e um diácono permanente atuantes na Região Episcopal Sé.

O retiro anual do clero teve como objetivos favorecer a integração com o presbitério - principalmente com os que estão chegando à Região Sé -, fortalecer a espiritualidade dos sacerdotes e prepará-los para a celebração da Páscoa.

Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, pregou o retiro à luz do Ano Mariano Nacional. Em suas colocações, o Bispo perpassou os vários momentos da vida de Maria, mostrando que a Mãe de Jesus foi uma discípula dócil, e que, apesar de tantas experiências duras vivenciadas ao lado do filho, ela não se desesperou, não caiu na tentação de crer que Deus a abandonara; ao contrário, ela meditava e guardava tudo em seu coração, pois sabia que sua esperança não seria em vão.

Os padres aprenderam nesses dias que uma vida sacerdotal associada a Cristo tem como modelo Maria, que se tornou cheia de graça porque esvaziou-se de si.

Em comunicado aos padres, Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, lamentou por não poder estar presente fisicamente – pois passou recentemente por uma cirurgia –, mas disse que rezou a todo instante pelos padres. Todo clero expressou união em oração pela pronta recuperação de Dom Eduardo.

Pe. Luiz Claudio de Almeida Braga