Pastoral do Menor - Pastoral do Menor estabelece diretrizes para os próximos três anos

A A
<p>Na Arquidiocese de São Paulo, a Pastoral realizou, na Cúria de Santana, no domingo,16,sua VIII Assembléia.</p>
Publicado em: 11/09/2014 - 15:00
Créditos: Edição nº 3015 do Jornal O São Paulo - página 07

A Pastoral do Menor em todas as dioceses está realizando encontros em preparação à assembleia nacional que ocorrerá de 18 a 23 de novembro deste ano, em Belo Horizonte (MG). Na Arquidiocese de São Paulo, a Pastoral realizou, na Cúria de Santana, no domingo, 16, sua VIII Assembleia, com objetivo de avaliar o trabalho que é realizado, deliberar as prioridades para o próximo triênio e escolher as coordenações.

Participaram da Assembleia 60 pessoas, entre coordenadores das regiões episcopais, com suas equipes, lideranças e coordenadores de projetos, além de membros das novas comunidades Aliança da Misericórdia e Instrumento de Deus.

No encontro foi refletido o tema: “Testemunhas de uma vida com o rosto de Deus” e o lema “quem me vê, vê o Pai (Jo 14,9)”. Com assessoria do Padre Marcelo Maróstica, os participantes tiveram a oportunidade de refletir o quanto o ser humano é desfigurado quando se afasta de Deus e, também, as situações que desfiguram crianças e adolescentes.

Próximo triênio e diretrizes
Com uma análise de conjuntura, os participantes debateram a realidade da criança e do adolescente na cidade de São Paulo. Sob o aspecto da transfiguração, a Assembleia propôs uma reflexão interna, para enxergar quem são os agentes da Pastoral do Menor e como estão no momento de revelar a identidade com o Cristo ressuscitado.

Ao refletir a configuração, os agentes da Pastoral expressaram tudo aquilo que precisam ainda assumir para que a Pastoral possa estar configurada com as feições de Jesus Cristo. Após a identificação das principais violações dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Assembleia votou as diretrizes que nortearão os trabalhos do triênio – 2015/2017 –, além de referendar as coordenações das regiões episcopais e da Arquidiocese e eleger os delegados que irão para a Assembleia do Regional Sul 1 de 12 a 14 de setembro.

Algumas diretrizes de trabalho foram estabelecidas para os próximos anos, das quais destaca-se: a participação nos Conselhos de Direito na proposição de Políticas Públicas devidas; o diálogo com o Poder Público; a articulação com as pastorais sociais; a formação dos agentes e o acompanhamento do adolescente em conflito com a lei na evangelização e na defesa de direito e o acompanhamento das famílias.

Na celebração de encerramento, Dom Milton Kenan Junior, bispo referencial para as Pastorais Sociais, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes da Pastoral do Menor e as diversas realidades as quais ficam expostos, além da importância do trabalho de evangelização realizado junto aos meninos e meninas que cumprem medida de internação na Fundação Casa e o quanto é necessário a continuidade desse trabalho.