PRIMEIRO ENCONTRO DE FORMAÇÃO LITÚRGICA DE 2020

A A
REGIÃO SÉ PROMOVE O PRIMEIRO ENCONTRO DE FORMAÇÃO LITURGICA DE 2020
Publicado em: 26/02/2020 - 13:15
Créditos: Redação

REGIÃO SÉ PROMOVE O PRIMEIRO ENCONTRO DE FORMAÇÃO LITURGICA DE 2020

(No final dessa reportagem poderá visualizar ou imprimir os arquivos apresentados nos dois dias de Formação)

Atendendo os numerosos pedidos das Equipes de Liturgia Paroquiais de nossa Região para que fossem abordados temas referentes a Técnicas de Leitura e Proclamação da Palavra, a Equipe Regional de Liturgia, sob a coordenação do Padre Helmo Cesar Faccioli, promoveu nos últimos dias 18 e 19 de fevereiro o Primeiro Encontro de Formação deste ano, que foi realizado no Auditório das Livrarias Paulinas na Vila Mariana.

Foi expressiva a participação das Equipes, tanto da Região Sé, quanto de outras Regiões Episcopais da Arquidiocese de São Paulo e até mesmo alguns participantes de Dioceses vizinhas, estiveram presentes no primeiro dia, aproximadamente 180 pessoas e no segundo dia umas 160 pessoas.

O tema apresentado foi “Linguagem e voz na Liturgia da Palavra’, Técnicas para uma boa Proclamação da Palavra”.

No dia 18 a assessoria foi com a Fonoaudióloga Dra. Raquel Fernandes, que discorreu sobre Comunicação e Voz, apresentou e explicou como funciona a produção da voz no organismo humano, como manter hábitos saudáveis de vida que promovem a manutenção de uma boa dicção e também aplicou alguns exercícios básicos para a garganta e voz.

No dia 19 a assessoria foi com a professora de Português Elvira Barreto que discorreu sobre a Divisão dos Gêneros Literários encontrados na Bíblia, sobre os sinais de pontuação e postura ideal dos leitores, entre outros assuntos pertinentes, inclusive com um treinamento para uma boa leitura.

Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Região Sé, marcou presença no segundo dia conduzindo a Oração de Abertura destacando “...que não podemos perder essas oportunidades de aprendizado, pois são esses aprendizados que vão promover nos preparar melhor para anunciar a palavra de Deus...”

Pe. Helmo Cesar Faccioli, também presente, fez recomendações, passou mais algumas orientações e esclarecimento para dúvidas levantadas pelos presentes e encerrou o curso com um canto em honra à Nossa Senhora e uma benção final.

A próxima Formação na Região Sé será realizado nos dias 05 e 06 de maio, com tema ainda a ser definido.

Colaboração: Ruy Halasz

Créditos das fotos: Centro Pastoral Sé

Arquivo do 1º dia de Formação com a Dra. Raquel Gama Fernandes, Fonoaudióloga - clique aqui

Arquivo do 2º dia de Formação com a Professora Elvira Henriqueta Lot Barreto - clique aqui