REGIÃO SÉ REALIZA A PRIMEIRA SESSÃO DA ASSEMBLEIA SINODAL DE 2019

A A
REGIÃO SÉ REALIZA A PRIMEIRA SESSÃO DA ASSEMBLEIA SINODAL DE 2019
Publicado em: 28/05/2019 - 14:00
Créditos: Redação

A Região Episcopal Sé realizou no último sábado 25, a 1ª Sessão da Assembleia do Sínodo Arquidiocesano em âmbito regional, no salão da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Sumaré, no Setor Pastoral Perdizes.

Na Homilia, Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé destacou importância do Sínodo para a Igreja em São Paulo, frisando que:

“Somos a Igreja de Jesus Cristo e que a primeira missão da igreja é viver intensamente o Mistério da Comunhão. O Sínodo é ser discípulo, seguir Jesus Cristo com os demais irmãos na fé. Somos evangelizadores por Jesus Cristo, ninguém evangeliza sozinho, mas sim em comunhão. Escutemos atentamente o que o senhor nos diz.”

Após a oração do sínodo iniciaram-se os trabalhos da sessão com a leitura do Regulamento do segundo ano do Sínodo Arquidiocesano. Em seguida o Padre Manuel Quinta, SSP apresentou através de Data-show a síntese das Assembleias Paroquiais na Região Sé, com suas sugestões e conclusões.

Já a reflexão sobre a Pesquisa de campo da Arquidiocese e suas conclusões foi apresentada pelo Cônego Sérgio Conrado, que após sua apresentação passou a palavra ao Padre José Arnaldo, que apresentou o Levantamento Paroquial com suas estatísticas comparativas da Região Sé em relação as da Arquidiocese.

Estes levantamentos foram realizados pelos Párocos com o auxílio das Secretárias Paroquiais e Agentes de Pastorais, enfocando número de missas, participação dos fiéis, batismos, primeira eucaristia, com crianças e adultos, crismas, casamentos nos últimos 10 anos, além de outros dados gerais importantes, tais como: total de ministros extraordinários da sagrada comunhão, total de catequistas para crianças, adolescentes e adultos, famílias visitadas pelos padres nas paróquias, exéquias atendidas, doentes visitados, média de dizimistas ativos nas paróquias, total de vocacionados encaminhados nos últimos 5 anos, pastorais organizadas nas Paróquias da Região Sé, e tipos de iniciativas para agregação e vida comunitária que as Paróquias oferecem, entre outros.

O Cardeal Odilo Pedro Scherer esteve presente e dirigiu um incentivo a todos os presentes destacando que:

 O Sínodo é um processo que requer de nossa parte um ato de fé.  E a igreja é uma realidade de fé, que é movida pelo Espirito Santo e que nos ajuda a perceber, a servir, e depois tomar as decisões para que possamos realizar bem o que é a vida e a missão da nossa Igreja em São Paulo. Convidou a todos a fazer esse caminho e fazer em comunhão. Tentar encontrar as soluções que forem mais indicadas segundo aquilo que é a grande questão posta aqui em nossa Arquidiocese, em suas diversas dimensões e com perseverança. Destacou ainda que, os que estão aqui convocados estão convocados para o ano inteiro e para todas as sessões, para realizar o que nos propusemos a fazer: um caminho de comunhão, conversão e renovação missionária de nossa Igreja em São Paulo.

“Coragem. rezemos ao Espirito Santos para que nos ajude a discernir, ter paciência, ouvir e depois juntos, atender as demandas nesta grande cidade.”

A sessão foi encerrada com avisos, Consagração a Nossa Senhora, Hino do Sínodo e Benção Final proferida por Dom Odilo.

Colaboração de texto: Cláudia Ghirotti e Ruy Halasz