REGIÃO SÉ REALIZA TERCEIRA SESSÃO DA ASSEMBLEIA SINODAL

A A
MAIS UMA ETAPA SINODAL: TERCEIRA SESSÃO
Publicado em: 16/09/2019 - 14:45
Créditos: Redação

REGIÃO SÉ REALIZA TERCEIRA SESSÃO DA ASSEMBLEIA SINODAL

Com a participação de mais de 200 pessoas, no último sábado, 14, a Região Episcopal Sé realizou a Terceira Sessão da Assembleia Sinodal Regional do Sínodo Arquidiocesano, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, do setor Perdizes.

Após duas sessões voltadas para a compreensão da realidade da Arquidiocese e da Região, por meio da apresentação dos resultados da pesquisa e da síntese dos relatórios feitos pelos diferentes grupos pastorais, a terceira sessão da Assembleia Sinodal Regional foi dedicada à reflexão e indicação de propostas.

Após uma breve celebração de abertura, conduzida por Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé, pelo Pe. José Roberto Pereira, Coordenador Regional de Pastoral da Região Sé, o Pe. José Arnaldo Juliano dos Santos, Teólogo-Perito do Sínodo Arquidiocese e Capelão da Igreja Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, Mosteiro da Luz, fez uma explanação dos caminhos sinodais até o presente momento, bem como, como seriam conduzidos os trabalhos para esta terceira sessão.

Os assessores leigos, padres e religiosos presentes na Assembleia, foram reunidos em grupos de trabalho. Cada um deles deveria refletir uma das urgências do 12º Plano de Pastoral, à luz das conclusões obtidas nas sessões anteriores, e indicar até cinco pistas de ação consistentes. Os grupos produziram relatórios que foram entregues à Comissão Sinodal.

Depois de uma hora e meia de discussão, foi aberta a plenária em que os relatores das equipes de trabalho apresentaram suas proposições. Na sequência, Dom Eduardo agradeceu a presença e o empenho de todos, reforçando a importância deste engajamento para a Igreja de São Paulo. Além disso, o Bispo fez referência ao Mês Missionário Extraordinário, exortando os fiéis e religiosos a promoverem e participarem das ações que acontecerão na Região Episcopal.

Por fim, Dom Eduardo encerrou a sessão com a Oração pelo Sínodo Arquidiocesano e bênção final.

Colaboração e Fotos: Pascom Sé e Centro Pastoral Sé