Secretárias(os) Paroquiais refletem sobre o Ano do Laicato

A A
Na quarta-feira, 23 de maio, as(os) secretárias(os) paroquiais das paróquias da Região Episcopal Sé refletiram sobre o Ano do Laicato, com a assessoria do Padre Donizeti José Xavier.
Publicado em: 30/05/2018 - 14:30
Créditos: Região Episcopal Sé

Na quarta-feira, 23 de maio, as(os) secretárias(os) paroquiais das paróquias da Região Episcopal Sé refletiram sobre o Ano do Laicato, com a assessoria do Padre Donizeti José Xavier, pároco da Paróquia Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo.

O encontro iniciou com a oração conduzida pelo Padre Aparecido Silva, Vigário Adjunto da  Região Episcopal Sé.

Na assessoria, Pe. Donizeti expôs sobre o protagonismo dos leigos, a partir do Ano Nacional do Laicato e da Teologia do Laicato, que teve sua origem no Concílio Vaticano II, sendo que antes, o leigo tinha uma condição de súidito, mas, a partir da Teologia do Laicato, é convidado a ser protagonista, como Povo de Deus. A(O) secretária(o) desempenha um trabalho pastoral e esta dimensão tem que ser colocada em evidência. Todos os leigos fazem parte do múnus de Cristo, desempenhando as funções de sacerdotes, reis e profetas pelo Batismo.

Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé, também falou aos participantes, sobre o Sínodo Arquidiocesano e também, sobre o Conselho Pastoral Paroquial e deu a bênção.

Centro de Pastoral da Região Sé

Crédito da foto: Centro de Pastoral da Região Episcopal Sé