Serviço de Escuta: ouvidos atentos às angústias do próximo

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Terminou no sábado, dia 1º de abril de 2017, o curso de capacitação para novos voluntários do Serviço de Escuta, na Paróquia São Luís Gonzaga, no Setor Pastoral Santa Cecília
Publicado em: 05/04/2017 - 15:15
Créditos: Edição 3145 do Jornal O SÃO PAULO, de 5 a 11 de abril de 2017, p. 17

Terminou no sábado, dia 1º, o curso de capacitação para novos voluntários do Serviço de Escuta, realizado ao longo de quatro sábados na Paróquia São Luís Gonzaga, no Setor Pastoral Santa Cecília, ministrado pelo Frei Hipólito Martendal, Ofm.

O Serviço de Escuta surgiu a partir de iniciativas isoladas e começou sua caminhada conjunta em 2005. De lá para cá, se desenvolveu inicialmente com encontros semestrais de voluntários, e depois em dois tipos de formação: para iniciantes e para os que já atuam – neste caso, é feita uma manhã de aprofundamento com um tema de interesse comum. Atualmente, ocorrem também reuniões anuais com os coordenadores das várias paróquias.

Em 2009, foi constituído o Grupo de Apoio do Serviço de Escuta de São Paulo, com o objetivo de organizar esses eventos, oferecer suporte, conectar as equipes do Serviço de Escuta das várias paróquias e garantir uma unidade entre elas. O Serviço de Escuta consiste em ouvir o desabafo das pessoas em seus momentos difíceis. Não é terapia nem confissão. Permite que a pessoa, ao ser escutada sem julgamentos, livre-se de uma carga emocional que a oprime e passe a ver com mais clareza o momento em que se encontra. Com isso, ela tem melhores condições de buscar uma solução por si mesma para um problema. Atualmente, é feito com um atendimento presencial nas igrejas.

A implantação do Serviço de Escuta nas paróquias consta no 12º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo como uma das indicações pastorais da quarta urgência: Igreja – Comunidade de comunidades. A importância de constar no 12º Plano está na visibilidade que o trabalho alcançou e pode ainda alcançar para que mais paróquias ofereçam este serviço.

Para integrar uma equipe em uma paróquia, a orientação é que se convide individualmente pessoas com o perfil adequado (que seja responsável, discreta, saiba ouvir, guardar sigilo e tenha disponibilidade para atender no seu plantão e para uma reunião periódica de equipe). Há uma bibliografia para conhecer melhor o trabalho: “Serviço de Escuta: manual de procedimentos” (Deolino Pedro Baldissera, Editora Paulinas) e “Serviço de Escuta: o que é e como implantá-lo” (Ligia Terezinha Pezzuto, Editora Ave-Maria). Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail escutasp@regiaose.org.br. Os cursos são anuais ou conforme a demanda.

Crédito da foto: Flavio Dania Silva