Um dia para refletir a espiritualidade das(os) secretárias(os) paroquiais

A A
Secretárias(os) paroquiais refletem sobre a espiritualidade do seu ofício.
Publicado em: 19/09/2016 - 09:45
Créditos: Edição 3119 do Jornal O SÃO PAULO - página 18

Com assessoria do Padre Aparecido Silva, vigário-geral da Região Sé, aconteceu no dia 1º de setembro de 2016, na cúria regional, o 2º encontro do ano com os secretários e secretárias paroquiais, com o tema “A Espiritualidade da(o) secretária(o) paroquial”.

A reflexão do encontro começou com a oração da coleta do 22º Domingo do Tempo Comum, do ano C – “Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes” - , a qual destaca que Deus é a fonte, o manancial de todo o bem, de onde provêm todas as coisas e para Ele todo o ser humano deve direcionar o próprio ser.

Ao entrelaçar a oração com o trabalho da secretaria paroquial, o Padre Aparecido evidenciou que o trabalho é uma forma de amor a Jesus Cristo e à Igreja: “Além de funcionária e colaboradora, a secretária deve ser amiga de todos, sem distinção”, comentou, afirmando não ser este um mero trabalho de escritório, mas um serviço de amor, que colabora na construção do Reino de Deus e com a evangelização.

O assessor afirmou que jamais deve ser esquecido o primordial: o encontro com o primeiro amor e a busca pelo alimento espiritual – a Eucaristia, pois é este amor gratuito que direciona cada pessoa, estreita laços e alimenta aquilo que é bom. Assim, a Missa não é uma mera devoção, mas sim a manutenção de nossa vida espiritual.

Por fim, o Padre lembrou que a secretaria paroquial é a porta de entrada de toda paróquia, e por isso deve ser zelada, pois “a primeira impressão é a que fica”.

 

Centro Pastoral da Região Sé