20 de Novembro - Dia da Consciência Negra

A A
No próximo domingo (20), comemora-se o dia da consciência negra. A Pastoral Afro da Arquidiocese realizará missa e caminhada para marcar esta data
Publicado em: 18/11/2016 - 18:45
Créditos: Redação

O Dia da Consciência Negra celebrado oficialmente no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, quilombola martirizado em defesa da liberdade do povo negro, relembra a luta contra a escravidão no Brasil. 

A Pastoral Afro da Arquidiocese de São Paulo em parceria com o Projeto Movimento Negro desenvolvido pela Secretaria Municipal de Igualdade Racial irá promover diversas atividades em comemoração ao  Dia da Consciência Negra.

A programação terá início, às 11h, com a 13º edição da Marcha da Consciência Negra, na Avenida Paulista, a concentração será no vão livre do Masp. Logo após, às 15h, será realizada Missa Afro, na Praça do Rosário dos Homens Pretos e será presidida por Dom Eduardo Vieira dos Santos.

Em seguida, haverá uma caminhada até a Praça Eduardo Prado, onde haverá a inauguração de uma estátua de Zumbi dos Palmares. Será o primeiro monumento em homenagem a Zumbi na cidade de São Paulo, revestida de bronze, a estátua será instalada na Praça Antônio Prado, onde se localiza a antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos, da Região Episcopal Sé.

Segundo a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, é um local simbólico para a comunidade negra, pois além de abrigar uma das primeiras irmandades católicas a aceitar a participação de negros nos cultos religiosos, também é o local onde ocorriam sepultamentos de negros escravizados.