Aprovado o 12º Plano de Pastoral

A A
“Arquidiocese de São Paulo: Urgências da Ação Evangelizadora e Pastoral na Cidade”, o 12º Plano de pastoral aprovado terá vigência de 2017 a 2020
Publicado em: 13/11/2016 - 12:30
Créditos: Renata Moraes

Reunidos na manhã do sábado (12), no auditório da FAPCOM, na Vila Mariana, em Assembleia Pastoral, os coordenadores das pastorais, movimentos e novas comunidades, junto com os padres, bispos auxiliares e o Cardeal Odilo Pedro Scherer, aprovaram o 12º Plano Arquidiocesano de Pastoral “Arquidiocese de São Paulo: Urgências da Ação Evangelizadora e Pastoral na Cidade”.

O 12º Plano terá vigência de 2017 a 2020 e dará continuidade ao projeto do 11º plano. Segundo o Cardeal Scherer o objetivo será dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, continuar sendo testemunhas de Jesus Cristo na cidade, sendo esta a missão da Igreja.

Dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar na Região Lapa e vigário geral da Arquidiocese fez uma breve apresentação do texto final do novo plano, destacando a atualização do plano vigente e as novas urgências. O novo plano recebe também as orientações e ensinamentos do Papa Francisco, a partir dos documentos: Lumem Fidei; Evangelli Gaudium; Laudato Si; Misericordiae vultus; Amoris Laetitia é também baseado nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (2015-2019).

“O 12º Plano recebe com atenção e estima as orientações e o ensino do Papa Francisco que deseja para a nossa Arquidiocese uma “nova etapa evangelizadora cheia de ardor e de dinamismo” (EG 17). Nesse sentido, o presente plano “urge recuperar o caráter de luz que é próprio da fé” (LF 4); incentiva a conversão pastoral de nossas estruturas para que sejam mais missionárias e de nossas comunidades para que sejam mais comunicativas, abertas e em constante saída (EG 27); propugna um diálogo com todos acerca do cuidado de nossa cidade e da nossa casa comum (LS 3); estimula todas as pessoas a apreciar os dons do matrimônio e da família como uma boa notícia para a nossa cidade e para o mundo (AL 1)”, conforme define o parágrafo 6 – I Parte: Uma Igreja em Caminho do 12º Plano de Pastoral.

 Urgências na Ação Evangelizadora e Pastoral

Quanto às urgências, através do 12º Plano de Pastoral, a Arquidiocese de São Paulo  quer apontar pistas para estimular uma ação decidida e comprometida com o Evangelho, onde todos os seus os seus membros sintam-se corresponsáveis e participantes da sua missão, no lugar e tarefa que lhes são próprios.

Permanecem as cinco primeiras urgências do 11º plano de pastoral:

  1. Igreja em estado permanente de missão;

  2. Igreja: casa da iniciação à vida cristã;

  3. Igreja: comunidade animada pela Palavra de Deus;

  4. Igreja: comunidade de comunidades;

  5. Igreja a serviço da vida plena para todos;

Acrescentando a sexta urgência: Igreja: Família de famílias. À luz da celebração dos dois últimos sínodos da Igreja dedicados à família, “a nova evangelização não pode se realizar sem um novo pacto entre a Igreja e a família. Nesse sentido a Arquidiocese de São Paulo deseja receber criativamente a Exortação Apostólica Amoris laetitia que estimula “a apreciar os dons do matrimônio e da família e encoraja todos os fiéis a serem sinais de misericórdia e proximidade para a vida familiar, onde esta não se realize perfeitamente ou não se desenrole em paz e alegria (AL 5)”, descreve o parágrafo 106 do novo plano.

Após a apresentação do texto, os leigos se reuniram em grupos para discutir as urgências e as perspectivas pastorais em relação ao 12º Plano.

Ao final da Assembleia, Dom Odilo enfatizou que o 12º Plano de Pastoral agora dever ser traduzido em projetos e programas pastorais nas regiões episcopais, vicariatos, movimentos e novas comunidades e organismos da Arquidiocese.

As contribuições e sugestões ainda podem ser enviadas até a próxima terça feira, 15, para o e-mail secretariadodepastoral@gmail.com.

A publicação oficial deverá ser feita no mês de dezembro.