Arquidiocese promove colóquio entre o clero e os candidatos à Prefeitura de São Paulo

A A
Atividade idealizada pelo Cardeal Scherer será realizada no dia 20 com cinco candidatos a prefeito
Publicado em: 06/09/2016 - 17:15
Créditos: Edcarlos Bispo / Jornal O SÃO PAULO

Em 20 de setembro, acontecerá o “Diálogos com a Cidade – Colóquio com os candidatos a prefeito de São Paulo”. Pensado e idealizado pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, o encontro entre os candidatos à Prefeitura e os padres da Arquidiocese de São Paulo aconteceu pela primeira vez em 2012.
 
Neste ano, participarão cinco candidatos. Como não se trata de um debate oficial, como é o caso daqueles realizados nas emissoras de televisão, a Arquidiocese tem total liberdade para estabelecer os critérios que desejar para a escolha dos participantes. 
 
Foram convidados para o colóquio os candidatos que na pesquisa Ibope divulgada em 21 de julho ocupavam os cinco primeiros lugares: Celso Russomanno (PRB); Marta Suplicy (PMDB); Luiza Erundina (PSOL); Fernando Haddad (PT) e João Doria (PSDB). 
 
Em reuniões prévias com os representantes dos candidatos, foram estabelecidas as regras do colóquio, como, por exemplo, o direito de resposta. “Nos casos de direito de resposta/réplica, haverá uma comissão que analisará o pedido. Essa comissão será composta por dois jornalistas dos meios de comunicação social da Arquidiocese de São Paulo e um convidado externo.”
 
O tempo das falas será controlado pelo corte do som do microfone e haverá um cronômetro para auxiliar os candidatos e o mediador do colóquio.
A ordem das falas dos candidatos foi decidida em sorteio realizado em reunião no dia 24 de agosto, na Cúria Metropolitana de São Paulo, diante das assessorias de Fernando Haddad, João Doria e Luiza Erundina. Convidados para a reunião, as coordenações das campanhas dos candidatos Marta Suplicy e Celso Russomanno não justificaram a ausência.
 
Na apresentação das propostas de governo, falará em primeiro lugar a candidata Marta Suplicy, seguida de João Doria, Luiza Erundina, Celso Russomanno e Fernando Haddad. Cada candidato terá um tempo máximo de seis minutos para apresentar-se, bem como para expor as principais propostas de seu programa de governo.
 
Serão três blocos de perguntas. Cada candidato responderá a uma questão em cada uma das três rodadas. As perguntas serão apresentadas por um padre previamente preparado, sendo elaboradas a partir da experiência pastoral da Igreja na cidade de São Paulo e estarão dentro de dez temas que estão vinculados às ações pastorais da Igreja: Parcerias entre poder municipal e organizações ligadas à Igreja; Pessoa Idosa; Migrantes; Saúde/Saneamento Básico; Moradia e qualidade de vida; Criança e Adolescente/Juventude; População de Rua; Dependentes Químicos; Educação/Estado Laico; Preocupações com a periferia; Revitalização do centro; Mobilidade urbana; Violência urbana/mortalidade juvenil negra; Regularização das áreas urbanas/templos; Criação e gestão de áreas verdes. 
 
As perguntas serão compostas por duas partes. A primeira é uma afirmação sobre o que a Igreja vem realizando no tema tratado. Na segunda parte, a pergunta propriamente dita. Após a resposta, outro candidato terá a oportunidade de comentar o que foi colocado, uma réplica, também respondendo à questão. Terminada a fala do segundo candidato, o primeiro terá ainda um tempo para concluir a sua fala, tréplica.
 
Cada pergunta será feita com o tempo máximo de 1 minuto e 30 segundos. Será sorteado na hora o tema a que cada candidato deverá responder. O primeiro candidato terá como tempo máximo para resposta 2 minutos e 30 segundos. O segundo candidato terá como tempo para o seu comentário 1 minuto e 30 segundos. No final, o primeiro candidato ainda terá o tempo máximo de 1 minuto para concluir a sua fala. Cada candidato terá no máximo 2 minutos para fazer suas considerações finais.
 
A regra do debate está amparada na pesquisa Ibope de 21 de junho, porém pesquisa recente, de 23 de agosto, mostra que os cinco primeiros candidatos escolhidos para o colóquio continuam liderando a corrida eleitoral. 
Lidera as intenções de voto o candidato Celso Russomanno (PRB), com 33%, Marta Suplicy (PMDB) permanece em segundo, com 17%. Empatados em terceiro lugar estão Luiza Erundina (PSOL), Fernando Haddad (PT) e João Doria (PSDB), todos com 9%.
 
Reportagem publicada no Jornal O SÃO PAULO - Edição 3117- 31 de agosto a 6 de setembro de 2016