Bispos do Brasil divulgam mensagem aos trabalhadores

A A
Foi divulgada na tarde do dia 27 de abril, uma Mensagem dos Bispos aos Trabalhadores Brasileiros, por ocasião do 1º de Maio.
Publicado em: 27/04/2017 - 23:15
Créditos: Redação com Assessoria de Imprensa CNBB

Foi divulgada hoje, na tarde dia 27 de abril, uma Mensagem dos Bispos aos Trabalhadores Brasileiros, por ocasião do 1º de Maio. A mensagem pode ser acessada no site da CNBB: www.cnbb.org.br. A nota, que trata do momento político pelo qual passa o Brasil e envia uma mensagem de ânimo e esperança aos trabalhadores brasileiros, será tratada na Coletiva de Imprensa, de amanhã 28 de abril, às 15h.

A realidade dos bispos eméritos será um dos assuntos a ser tratado nesta sexta-feira, dia 28 de abril. Trata-se dos bispos que completaram 75 anos, idade limite para ex.ercer o ministério episcopal, e apresentaram seu pedido de renúncia ao Papa. Com o pedido aceito, eles tornam se eméritos. Ao todo, no Brasil, são 173 bispos eméritos do conjunto de 491 bispos. 51 bispos eméritos participam da 55ª Assembleia Geral.

Estes bispos continuam sendo bispos, uma vez que receberam a ordenação episcopal, mas já não têm propriamente um ofício para exercer, como o comando de uma diocese. Isso, porém, não significa que eles não são mais ativos.

Outro assunto a ser aprofundado pelos bispos, na sexta-feira, é um roteiro, organizado por uma comissão especial, que orientará a Celebração da Palavra de Deus nas comunidades onde não há presença frequente de um padre. Caso de comunidades mais remotas, onde leigos/as assumem o desafio de manter a experiência oração comunitária.

Além destes temas, a programação prevê a realização da missa às 7h30, na Basílica de Aparecida; Debates sobre a Comissão para a Amazônia e assuntos de liturgia também estão previstos na programação.

2º MEETING POINT

Na sexta-feira , 28,  às 9h, no segundo “Meeting Point”, será abordado o tema: “Desafios da Igreja Local e a Convivência com o Semi-árido”, com o bispo de Crateús-CE, dom Ailton Menegussi. Trata-se de uma atividade mais informal, não oficial da 55ª Assembleia Geral, de tema livre que pode ser de interesse dos jornalistas. Estes poderão participar com perguntas. O local é na Sala da Coletivas da 55ª Assembleia Geral.

SERVIÇO:

Bispos divulgam mensagem aos trabalhadores no terceiro dia
Data: 28 de abril 2017
Local: Sala de Coletiva de Imprensa, Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida-SP
Contato: Pe. Rafael Vieira
Fone: 12 3104 3107 e 61 2103 8313

E-mail: imprensa@cnbb.org.br

Coletiva de Imprensa

A CNBB realizará entrevista coletiva à imprensa, nesta sexta-feira, 28 de abril, às 15h, na Sala de Coletivas de Imprensa, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida-SP. Participarão da entrevista o bispo de Paranavaí (PR), dom Geremias Steinmetz; o arcebispo emérito de Manaus (AM), dom Luiz Soares Vieira; e o arcebispo de São Luiz (MA), dom José Belisário da Silva. Os bispos apresentarão a mensagem aos trabalhadores, a realidade dos bispos eméritos no Brasil e as reflexões sobre o roteiro com orientações para as celebrações da Palavra de Deus.

Bispos:

- Dom Geremias Steinmetz, bispo de Paranavaí (PR)

- Dom Luiz Soares Vieira,  arcebispo emérito de Manaus (AM)

- Dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luiz do Maranhão (MA)

 

 

Tags