Dom Odilo celebra ação de graças por canonização de Madre Teresa

A A
Conhecida em vida como "a santa das sarjetas" e canonizada no domingo (4), Madre Teresa de Calcutá nasceu em 26 de agosto de 1910
Publicado em: 11/09/2016 - 11:30
Créditos: Redação

 

Na tarde do sábado, 10, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, presidiu, na Catedral da Sé, missa em ação de graças pela canonização de Madre Teresa de Calcutá. Participaram especialmente da celebração entidades e organizações da Igreja que trabalham com população carente na cidade de São Paulo.

Madre Teresa, agora Santa Teresa de Calcutá, foi canonizada pelo Papa Francisco no dia 4, no Vaticano, depois que um milagre atribuído a ela foi confirmado. O miraculado é um brasileiro de Santos (SP). A religiosa, que fundou a Congregação Missionárias da Caridade, tornou-se mundialmente conhecida após um intenso trabalho junto aos pobres de Calcutá, cidade da Índia que até hoje sofre com os problemas das desigualdades sociais entre a população. Na Arquidiocese de São Paulo, as Missionárias da Caridade tem atuação na Região Santana.

Já na saudação inicial, o Cardeal manifestou a alegria de todos pela canonização de Madre Teresa, recordando que o gesto da Igreja era um reconhecimento de que o caminho trilhado pela religiosa era um caminho bom.

Na homilia, Dom Odilo falou de maneira especial para as entidades que trabalham com serviços de caridade em São Paulo, assim como Madre Teresa. O Cardeal destacou o trecho do Evangelho lido na celebração em que Jesus afirma que é Ele mesmo a quem se atende quando uma pessoa se dedica aos mais carentes. Para o Cardeal, a sensibilidade de preocupação para com os semelhantes é um sentimento comum a todos, ainda que alguns tentem abafá-lo.

Dom Odilo rezou para que o exemplo de Madre Teresa sirva como modelo de santidade para todos.