Doutora em Psicologia é escolhida para reitora da PUC-SP

A A
A professora doutora Maria Amalia Pie Abib Andery foi escolhida como reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para o quadriênio 2017-2020
Publicado em: 08/09/2016 - 15:45
Créditos: Redação com Jornal O SÃO PAULO
O Cardeal Odilo Pedro Scherer nomeou a professora doutora Maria Amalia Pie Abib Andery como reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e o professor doutor Fernando Antonio de Almeida como vice-reitor para o quadriênio 2017-2020.
 
A nomeação seguiu a ordem da lista tríplice na consulta à comunidade acadêmica, realizada em junho deste ano, que apontou na respectiva ordem os seguintes colocados: Maria Amalia e Fernando de Almeida; Antonio Manzatto e Daniel Gatti; Francisco Serralvo e Fabiola Marques.
 
A Congregação para a Educação Católica do Vaticano ratificou que a nomeação “está de acordo com os estatutos da universidade”, agradeceu os serviços da professora doutora Anna Maria Marques Cintra, que deixa a reitoria, e desejou aos nomeados um “frutuoso trabalho acadêmico e científico” em favor da universidade. 
 

Ato de nomeação Fundação São Paulo

Decreto da Congregação para a Educação Católica do Vaticano 

A reitora

A professora doutora Maria Amalia Pie Abib Andery graduou-se em Psicologia na PUC-SP, obteve o grau de mestre na Universidade de Manitoba, no Canadá, e fez doutorado em Psicologia Social na PUC-SP. Fez estágio pós-doutoral na Universidade do Norte Texas, nos Estados Unidos da América. Atualmente, é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na Faculdade de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento. É membro do corpo editorial dos periódicos “Temas em Psicologia” e “Revista Brasileira de Análise do Comportamento”. 
Seus interesses de pesquisa são na área de Psicologia e concentram-se em desenvolvimento do comportamento verbal e das relações entre comportamento verbal e não verbal e os processos de seleção e variação da cultura e de práticas culturais segundo a perspectiva da análise do comportamento.

O vice-reitor 

O professor doutor Fernando Antonio de Almeida é graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem residência médica em clínica médica e nefrologia pela Unifesp, doutorado em medicina (nefrologia) pela Unifesp e pós-doutorado na Cornell University Medical College, de New York, nos Estados Unidos da América.
 
Desde 1989, é professor titular do Departamento de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP (Disciplina de Nefrologia). É, ainda, consultor ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, tratamento da hipertensão arterial, síndrome metabólica, insuficiência renal crônica, epidemiologia e, mais recentemente, em educação em saúde. 
 
O professor é ainda líder do Grupo de Pesquisa Síndrome Metabólica e suas Complicações, da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, no campus Sorocaba (SP). Desde 1989, é investigador principal (pesquisador responsável) por inúmeros estudos clínicos internacionais multicêntricos. 
De 2011 a 2015, foi coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados - Educação nas Profissões da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, no campus Sorocaba (SP). Desde 2015, é chefe do Departamento de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da mesma universidade.
(Com informações da plataforma Lattes)