Igreja celebra memória de São João Paulo II

A A
Neste sábado, 22, a Igreja católica celebra em memória litúrgica de São João Paulo II. O Papa que teve um dos pontificados mais longos da história da Igreja.
Publicado em: 22/10/2016 - 01:15
Créditos: Redação com Comunidade Canção Nova

Neste sábado, 22, a Igreja católica celebra em memória litúrgica de São João Paulo II. O Papa que teve um dos pontificados mais longos da história da Igreja, quase vinte sete anos servindo a Deus pela Santa Sé.

Papa João Paulo II que faleceu no dia 2 de abril de 2005, já era considerado Santo pelos fiéis que faziam ecoar na Praça São Pedro, no Vaticano, gritos de “santo súbito”. Mas só foi canonizado pelo Papa Francisco no dia 27 de abril de 2014. A canonização foi celebrada com grande alegria pelos fiéis e a data escolhida para recordar o santo coincide com a data de início do seu ministério petrino.

O pontificado de Karol Jozef Wojtyla ficou marcado pela atenção dada aos jovens e às famílias. Foi ele quem instituiu a Jornada Mundial da Juventude, em 1985, e o Encontro Mundial das Famílias. Outro feito importante de seu pontificado foi a promulgação do Catecismo da Igreja Católica.

Na praça de São Pedro, no dia 8 de abril de 2005, recordemos a homilia do Cardeal Joseph Ratzinger em Missa das Exéquias do Romano Pontífice João Paulo II: "Podemos ter a certeza de que o nosso amado Papa agora está na janela da casa do Pai, vê-nos e abençoa-nos. Sim, abençoe-nos, Santo Padre. Nós confiamos a tua amada alma à Mãe de Deus, tua Mãe, que te guiou todos os dias e te guiará agora à glória eterna do Seu Filho, Jesus Cristo nosso Senhor".