Missa de 7º Dia do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns

A A
Na Catedral da Sé, os fiéis se reuniram para rezar em sufrágio da alma do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, na quarta-feira (21)
Publicado em: 22/12/2016 - 15:15
Créditos: Renata Moraes

 Aconteceu na tarde da quarta-feira (21), a missa de sétimo dia em sufrágio da alma do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, na Catedral da Sé. Dom Paulo faleceu no último dia 14, aos 95 anos, em decorrência de uma broncopneumonia.

A missa foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano e contou com a presença dos bispos auxiliares da Arquidiocese e dos padres do clero arquidiocesano.

Em sua homilia, Dom Odilo enalteceu a coragem de Dom Paulo e sua dedicação aos mais pobres, e sua incansável defesa dos direitos humanos. “Nós agradecemos, mais uma vez a Deus, pela sua vida de Dom Paulo, cheia de dons, cheia também de coragem, cheia de uma grandeza humana, uma grandeza cristã, uma grandeza de fé com que ele serviu a humanidade, serviu sobre tudo a este povo de São Paulo, do nosso Brasil”.

O arcebispo metropolitano também agradeceu e recordou a todos que Dom Paulo ajudou. “Em nome também do povo pobre, do povo que ele serviu com mais carinho, em nome de muitos injustiçados, desrespeitados em sua dignidade, perseguidos, torturados, em nome dos religiosos, religiosas, do clero e todo o povo de São Paulo, nós queríamos dizer a Deus muito obrigado, muito obrigado pela vida de Dom Paulo, pela sua dedicação todos os anos que ele serviu esse povo, serviu a esta Igreja”.

O Cardeal Scherer agradeceu o trabalho das religiosas da Congregação das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral, que cuidavam muito bem de Dom Paulo, e estiveram com ele todos os dias durante sua internação. E também agradeceu todas as mensagens de condolências e pesar, pelo falecimento do Cardeal Arns, recebidas de diversas autoridades, entidades e instituições, pessoas públicas, religiosas de todo o país.

Homenagens

Após a comunhão, algumas pessoas foram convidadas a dar seu testemunho sobre o Cardeal da esperança, Dom Paulo Evaristo Arns. O rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista, cantou em hebraico versículos do Salmo 23 < O Senhor é o meu pastor e nada me faltará>.

Também esteve presente na missa José Gregori, ex Ministro da Justiça, entre 2000 e 2001, se secretário de Direitos Humanos, de 1997 a 2000, que foi presidente da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese e colaborador do Cardeal Arns.

“A imagem que me fica de Dom Paulo é do homem que viveu os valores franciscanos, na luta contra o arbítrio, contra a ditadura, contra a violência e contra o ataque aos direitos humanos”, testemunhou emocionado Gregori, e recordou que sempre encontrava Dom Paulo rezando na capela, antes das reuniões da Comissão Justiça e Paz. “Dom Paulo Evaristo foi profeta da fé, da verdade, da justiça e dos direitos humanos”, concluiu.

Ao final da missa, Dom Odilo convidou a todos para descerem à cripta, e diante do túmulo de Dom Paulo incensou e aspergiu a sepultura, rezou um pai nosso e uma ave-maria, e todos os fiéis comovidos cantaram juntos o refrão “Com minha mãe estarei, na santa glória um dia. Ao lado de Maria no céu triunfarei”.

Veja o vídeo de homenagem da Arquidiocese de São Paulo ao Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns:

)

Missa de 7º Dia do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns