Achiropita comemora 90 anos no Bixiga

A A
A festa mais tradicional italiana de São Paulo é a de “Nossa Senhora Achiropita” e comemora sua 90ª edição.
Publicado em: 19/08/2016 - 13:30
Créditos: Redação

Neste ano os festejos começaram em 6 de agosto  e vão até 4 de setembro, durante todos os finais de semana nas ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor  Luiz Barreto, no bairro do Bixiga, aos sábados das 18h às 24h e aos domingos 17h30 às 22h30.

São instaladas 30 barracas onde o público pode degustar vários pratos típicos italianos como: fogazzas, fricazzas, polentas, antepasti, peperoni, melanzanas ao forno, macarrão, pizzas, calabrezas, variados tipos de doces e ainda para as crianças tem as barracas de brinquedos.

A Festa em homenagem à padroeira do bairro, começou com a chegada dos imigrantes italianos, grande parte da Calábria, no bairro do Bixiga,no início do século passado.A devoção dos imigrantes italianos foi contagiando todo o bairro e hoje se tornou um símbolo de , alegria e solidariedade, estendendo-se a toda cidade de São Paulo, atraindo caravanas do interior do estado e até de outros estados do Brasil.

O evento já  faz parte do calendário de festas oficiais da Secretaria de Turismo da cidade de São Paulo. São mais de 1.000 pessoas, todas voluntárias, que trabalham com muita dedicação e amor durante todo o evento.

Os milhares de visitantes que participam dessa Festa deliciam-se com as comidas típicas italianas, preparadas pelas “mamas” e deixam-se contagiar pelo ambiente alegre e festivo. Entre as principais atrações estão a linha de produção das fogazzas, e os prêmios entre eles o carro e o queijo provolone com dois metros de comprimento e aproximadamente 100 quilos. Todo o Valor arrecadado nesse um mês de festa é destinado para as obras sociais que a Paróquia ajuda.

Obras sociais mantidas com a arrecadação da festa

Centro Educacional Dom Orione (C.E.D.O) –  Atende cerca de 430 crianças de famílias de baixa renda do bairro, na faixa etária de 07 a 17 anos, fornecendo café da manhã, almoço e lanche, lazer, reforço escolar, acompanhamento psicológico, curso de digitação, informática e iniciação profissionalizante. Atividades com instrumentos de orquestra, percussão, teclado, canto e danças, esportes em geral, artesanato, artes plásticas, jogos de mesa (especialmente xadrez), formação básica de socorristas mirins, cultura religiosa, recreação, grupo de autoconhecimento, etc. Outro trabalho fundamental de nosso projeto é o encaminhamento para o programa Jovem Aprendiz em empresas dos 15 aos 17 anos. Parcerias com a Economus, CESP, Banco do Brasil, Camargo Correa e outras empresas num total de aproximado 70 adolescentes estagiando. O corpo de funcionários constituídos de pedagogos, assistente social, educadoras/es etc., todos contratados com o objetivo de promover melhor qualidade de vida, com as formações intelectuais, morais, cívicas e religiosas às crianças e adolescentes do bairro do Bixiga e imediações.

MovaAlfabetização para adultos - Cerca de 150 pessoas se beneficiam deste projeto.

Casa Dom Orione -  Promove assistência a 170 pessoas na terceira idade, com atividades de lazer, integração social, musicoterapia, passeios, trabalhos de artesanato, etc.

Acolhimento à população de rua – Atende cerca de 200 pessoas diariamente.

No Espaço Social – Divina Providência - Vinculado a população de rua encontra local para banho e lavagem de roupas, café da manhã e almoço. Promovem ainda trabalhos de recuperação a Casa Dom Orione, com alguns resultados já obtidos, orientação e assistência psicológica, curativos, assistência médica, e jurídica, totalmente gratuitos a comunidade carente.

Alcoólicos Anônimos  - auxiliando no resgate da dignidade.

Creche Mãe Achiropita - A creche “Mãe Achiropita” é um projeto das Obras Sociais Nossa Senhora Achiropita que atende aproximadamente 192 crianças de 0 a 4 anos de idade em período integral. Oferecemos diariamente alimentação adequada à faixa etária, promovendo hábitos saudáveis de higiene e saúde, desenvolvendo atividades pedagógicas, recreativas e sociais. Atualmente estamos buscando parcerias para que possamos enriquecer e ampliar os nossos projetos.

Casa Rainha da Paz - A casa de acolhida Rainha da Paz, espaço que abriga e auxilia homens em situação de dependência química, é uma realidade para nossa comunidade. Situada em Campos do Jordão, filiada à comunidade Nossa Senhora Achiropita de São Paulo, tem capacidade para abrigar 30 pessoas em um conjunto de 12 casas além de área social, capela, refeitório e muito espaço verde. Diante de tantos desafios, as drogas vêm fazendo parte da dura realidade não de nossa cidade, mas de todo o país. A Casa acolherá dependentes químicos que se achegarem desejosos de uma nova oportunidade. Nosso objetivo é integrar o dependente químico e seus familiares em um novo contexto social, educacional e familiar, visando sua reiteração através de acompanhamento e orientação psicológica, Lazer, esporte, oficinas e espiritualidade. A adesão ao acolhimento se de forma voluntária, pois a conscientização do dependente é parte fundamental em sua recuperação. Esta obra nasce e ganha forma graças à generosidade e trabalho de muitos benfeitores e amigos. Uma verdadeira corrente de esperança e . Um presente que Deus nos confia.

Paróquia Nossa Nossa Senhora Achiropita

Endereço: Rua Treze de Maio , 478 , Bela Vista

Telefone: (11) 3106-7235

 

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira - das 08:30 as 12:00/ De segunda a sexta-feira - das 13:00 as 20:30/Sábado - das 08:00 as 12:00/Sábado - das 13:00 as 18:00/Domingo - das 08:00 as 12:00

 

 

 

Site para mais informações:  http://www.achiropita.org.br/