Animação bíblico-catequética é tema do curso de aprofundamento teológico e pastoral do clero da Arquidiocese

A A
Curso de Aprofundamento Teológico e Pastoral do Clero da Arquidiocese de São Paulo
Publicado em: 27/09/2023 - 15:00
Créditos: Redação

Com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, cerca de 200 ministros ordenados – entre bispos, sacerdotes e diáconos – estão reunidos até quinta-feira, 28, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), para o Curso de Aprofundamento Teológico e Pastoral do Clero da Arquidiocese de São Paulo.

Nesta 20ª edição, o tema central do curso é “A catequese como caminho de iniciação à vida cristã”.

“Todas as crianças das famílias católicas têm o direito à Catequese e é nosso dever levar a Catequese a todos. A Igreja há tempos está propondo que renovemos o modo da Catequese, para que ela seja um verdadeiro processo de iniciação à vida cristã, tanto pelo conhecimento quanto pela prática”, afirmou Dom Odilo, no primeiro dia das atividades, na segunda-feira, 25.

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

O tema central do curso está sendo assessorado por Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria (RS) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Bispo destacou que desde o Concílio Vaticano II, ressurgiu um verdadeiro processo de educação na fé que implicou diretamente a renovação da compreensão da Catequese. “O Concílio solicita aos bispos o restabelecimento do catecumenato compreendido como um tempo para ‘conveniente instrução’ precedido pelo anúncio de Cristo que suscita o seguimento, a conversão. Nesse sentido, propõe-se um itinerário catequético que não seja ‘mera exposição de dogmas e preceitos, mas uma educação de toda a vida cristã’. Esse caminho supõe uma maior integração com a experiência litúrgica da comunidade cristã e tem como meta ‘unir os discípulos com Cristo, seu Mestre’”, explicou.

“A iniciação à vida cristã depende de um anúncio explícito da pessoa de Jesus Cristo, pois conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber. Tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas. Fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria. Nesse sentido, a exortação apostólica Evangelii gaudium [do Papa Francisco], afirma que ‘também na catequese tem um papel fundamental o primeiro anúncio ou querigma, que deve ocupar o centro da atividade evangelizadora e de toda a tentativa de renovação eclesial’”, afirmou o Arcebispo de Santa Maria.

Dom Leomar salientou que a iniciação cristã é um processo pelo qual a pessoa é introduzida no mistério de Jesus Cristo e da Igreja pela escuta e acolhida da Palavra de Deus, pela conversão de vida, pela mediação dos sacramentos e da vida litúrgica da comunidade: “Esse processo possibilita ao cristão adquirir uma identidade capaz de testemunhar o Evangelho na comunidade e na sociedade”.

MISSAL ROMANO

Falando aos participantes no primeiro dia do curso, Dom Edmar Peron, Bispo de Paranaguá (PR), apresentou detalhes sobre a tradução brasileira da 3ª edição típica do Missal Romano, que começará ser adotada obrigatoriamente nas celebrações em todo o Brasil a partir do 1º Domingo do Advento, em 3 de dezembro.

“Ao abordar a presente edição do Missal Romano, a intensão é fazer com que passemos, de fato, do livro à celebração, isto é, que tenhamos o espírito aberto para beber dos textos e orações do Missal, a fim de que ele seja uma fonte de espiritualidade para todos. A atual edição é fruto de um trabalho feito desde 2002 pela Comissão de Tradução dos Textos Litúrgicos (Cetel) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)”, explicou Dom Edmar, que de 2019 a abril de 2023 presidiu a Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB.

OUTROS TEMAS

O curso também abordou outros assuntos referentes à vida do clero, como o que diz respeito às diretrizes para a proteção dos menores e adultos vulneráveis contra abusos sexuais no ambiente da Igreja.

“O Papa Francisco pediu, por meio de um motu proprio, que todas as dioceses e instituições da Igreja tenham as suas políticas de prevenção contra o abuso sexual de menores e vulneráveis. Já havíamos instaurado a Comissão de Tutela e agora chega o momento de divulgar as diretrizes que nortearão o seu agir”, afirmou Dom Odilo.

Ao longo do curso, também haverá um momento para apresentar as mudanças em andamento referentes à reorganização pastoral e administrativa da Arquidiocese.