Arquidiocese celebra missa pela pátria

A A
No feriado da Independência, CNBB convida católicos a dia de jejum e oração pelo Brasil
Publicado em: 07/09/2017 - 12:00
Créditos: Redação

Na manhã desta quinta-feira, 7, Dia da Independência do Brasil, Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar de São Paulo, presidiu a Missa pela Pátria na Catedral da Sé. Participaram da celebração membros das pastorais sociais da Arquidiocese, que nesta data também realizam o Grito dos Excluídos. Neste ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, propôs aos católicos de todo o Brasil uma jornada de oração pelo Brasil na Semana da Pátria, convidando os católicos a um dia de jejum e oração pelo país neste feriado.

Na homilia, Dom Devair destacou que a escuta da Palavra de Deus deve ser ocasião para louvor e para iluminar a realidade e a vida do povo de Deus. “Nosso povo está sofrendo com o desemprego e com as incertezas que diariamente são noticia. É verdade que também existem notícias de reação positiva da economia, e da diminuição do desemprego. Mas ainda estamos muito longe de ver restaurada a vida e a dignidade dos milhões de desempregados, pessoas que permanecem excluídas, e isso é um fato”, afirmou.

O Bispo lembrou, ainda, que a corrupção ocupa, cada vez mais, as manchetes e os debates públicos. “O mal da corrupção, que está alastrado e que impregnou as diferentes esferas da sociedade, não encontra espaço para conviver com a vida cristã”, salientou.

Diante desse cenário, Dom Devair enfatizou que tem crescido o desencanto das pessoas com as instituições e também com a política. “Infelizmente ganham espaço os projetos pessoais e as iniciativas ideológicas, que em nada ajudam os mais pobres e excluídos, mas favorecem interesses de alguns”.

“A fé exige discernimento, e a Igreja, atenta aos sinais dos tempos e cumprindo sua função de mãe e mestra, ensina que ‘A política é uma forma sublime de exercer a caridade’, como disse o Beato Paulo VI. Por isso é preciso separar aqueles que se acostumaram a fazer a política do interesse, daqueles que realmente se interessam pelos problemas sociais e por isso fazem política”, completou o Bispo.

Grito dos Excluídos

Após a celebração, os membros das pastorais sociais realizaram a manifestação do 23º Grito dos Excluídos iniciativa apoiada pela Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), que, este ano, tem como lema “Por direitos e Democracia, a luta é todo dia” e tema “Vida em primeiro lugar”.

Em São Paulo, será dado destaque para as questões da violência contra a população em situação de rua e a realidade dos dependentes químicos na região conhecida como Cracolândia. Os participantes do ato realizaram uma caminhada da praça da Sé até a praça Princesa Isabel, onde atualmente se encontra a maior concentração de usuários de crack.  

Jornada de oração pelo Brasil

Para a realização da jornada de oração pelo país, a CNBB disponibilizou  um roteiro de preces para serem feitos pelas comunidades e famílias católicas nada data. Confira: 

“A paz é o nome de Deus” (Papa Francisco)

Diante do grave momento vivido por nosso país, dirijamos nossa oração a Deus, pedindo a bênção da paz para o Brasil.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vivemos um momento triste, marcado por injustiças e violência. Para construirmos a justiça e a paz, em nosso país, necessitamos muito do vosso amor misericordioso, que nunca se cansa de perdoar.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Nós cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e de grupos.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: “Pedi e recebereis”. Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros e brasileiras, sejamos agentes da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Neste ano em que celebramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, queremos seguir o exemplo de Maria, permanecendo unidos a Jesus Cristo, que convosco vive, na unidade do Espírito Santo.

Amém!

(Pai nosso! Ave, Maria! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!)