Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza III Seminário de Comunicação

A A
A Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou, entre os dias 13 e 16, o III Seminário de Comunicação. Com o tema “Deus vive na Cidade: A ‘Igreja em saída’ para comunicá-lo”
Publicado em: 21/09/2016 - 13:30
Créditos: Jornal O SÃO PAULO

A Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou, entre os dias 13 e 16, o III Seminário de Comunicação. Com o tema “Deus vive na Cidade: A ‘Igreja em saída’ para comunicá-lo”, o evento foi realizado no Centro de Estudos do Sumaré, na capital fluminense, e reuniu mais de cem participantes, entre padres e assessores leigos de comunicação de todo o Brasil. A Arquidiocese de São Paulo esteve representada por membros do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação, que acompanharam seu vigário episcopal, Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese.

Entre os conferencistas estavam o Monsenhor Dario Edoardo Viganò, prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, o Padre José Maria La Porte, decano da Faculdade de Comunicação Institucional da Pontifícia Universidade da Santa Croce, e Mayalla Miranda, do Grupo CBYK e Google Brasil.

Este ano, alguns dos temas foram: “A comunicação como elemento humanizador em um contexto urbano: elementos estratégicos para comunicar  a fé”; “A comunicação da Igreja em um contexto hostil: da comunicação de cri- se à comunicação ordinária”; “Da ideia à comunicação: valores compartilhados e propostas específicas de fé”; “Igreja, comunicação e sociedade”; “Da Bíblia à reescrita audiovisual”; “Secretaria para a Comunicação da Santa Sé: Estrutura e desafios com os novos fraiming sobre o Papa Francisco e a Igreja”; “A influência digital na vida cotidiana: desafios e oportunidades”.

“O tema deste ano toca o coração do magistério do Papa Francisco, que pede continuamente à Igreja que não tenha medo de sair pelas estradas do mundo e dos homens, para testemunhar o Evangelho da Misericórdia. Como comunicadores da Igreja, devemos e somos chamados a comunicar que o Senhor da história é Deus e que o tema profissional deve servir para comunicá-lo de uma maneira justa e apaixonada. Como recorda São Paulo: ‘Ainda que tivesse todos os conhecimentos do mundo e da história e toda a ciência, se não tenho a caridade, não sou nada’”, destacou o Monsenhor Viganò.

( Edição do texto: Júlia e Fernando Geronazzo)