Crise no Oriente Médio: Papa pede a libertação imediata dos reféns

A A
Na audiência geral da quarta-feira, 11, Francisco disse que continua a acompanhar ‘com dor e apreensão o que está acontecendo em Israel e na Palestina’
Publicado em: 11/10/2023 - 15:15
Créditos: Redação

“Continuo acompanhando com dor e apreensão o que está acontecendo em Israel e na Palestina: tantas pessoas mortas, outras feridas”, foram as palavra do Papa Francisco, na Praça São Pedro, ao final da audiência geral da quarta-feira, 11, diante do triste cenário da região que está experimentando com o ressurgimento cruel de conflitos e guerra.

“O Oriente Médio não precisa de guerra, mas de paz, uma paz construída sobre a justiça, o diálogo e a coragem da fraternidade”, disse.

O Pontífice assegurou que continua a rezar “pelas famílias que viram um dia de comemoração se transformar em um dia de luto”. E acrescentou um pedido: “a libertação imediata dos reféns”.

O TERRORISMO E O EXTREMISMO NÃO AJUDAM NINGUÉM

“Aqueles que estão sendo atacados têm o direito de se defender, mas estou muito preocupado com o cerco total sob o qual os palestinos vivem em Gaza, onde também houve muitas vítimas inocentes. O terrorismo e o extremismo não ajudam a chegar a uma solução para o conflito entre israelenses e palestinos, mas alimentam o ódio, a violência e a vingança e só fazem com que os outros sofram”, exortou Francisco ao expressar sua preocupação também é com os que vivem na Faixa de Gaza.

40 CRIANÇAS MORTAS EM UM KIBBUTZ

E enquanto o Santo Padre recorda os conflitos e pede orações pela paz, as notícias de morte e destruição continuam a chegar de Israel e da Palestina.

Israel afirma ter encontrado pelo menos 40 crianças assassinadas entre as cerca de 200 pessoas massacradas no kibbutz de Kfar Aza. O Estado judeu contabiliza pelo menos 1,2 mil mortos e 2,7 mil feridos desde a agressão do Hamas e está preparando “uma ofensiva total” em Gaza. Cerca de 300 mil soldados estão posicionados na fronteira.

Hoje está agendada uma reunião entre Netanyahu e Gantz para a formação de um governo de unidade nacional. Foram registrados graves danos na sede da agência da ONU para os refugiados palestinos em Gaza. O exército israelense disse que realizou 70 ataques aéreos na área de Daraj Tuffah e atingiu alvos navais do Hamas na Faixa.

Durante a última noite, 450 alvos do Hamas e de outras facções palestinas foram atingidos. Somente em Beit Hanoun – disse o porta-voz militar – 80 alvos foram atingidos no norte, incluindo dois bancos usados pelo Hamas, um túnel e dois centros de operações. Pelo menos 30 pessoas morreram durante a noite como resultado dos ataques israelenses em Gaza, segundo o Hamas, citado pela mídia. Um total de 950 pessoas morreram em Gaza em decorrência dos ataques israelenses, e cerca de 5.000 ficaram feridas. Isso foi relatado pelo Ministério da Saúde do Hamas na Faixa de Gaza.

Fonte: Vatican News