Dioceses, entidades e personalidades manifestam pesar pelo falecimento do Cardeal Cláudio Hummes

A A
Reproduzimos a seguir as manifestações de pesar enviadas à Arqudiocese de São Paulo, por ocasião do falecimento do Cardeal Cláudio Hummes, ocorrido na segunda-feira, 4 de julho.
Publicado em: 04/07/2022 - 13:15
Créditos: Redação

Arquidiocese do Rio de Janeiro

Nota de pesar do Arcebispo do Rio de Janeiro pelo falecimento de Dom Claudio Hummes

“Neste momento em que o Cardeal Hummes volta para o Pai, a Nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, reza pelo seu repouso eterno. Para que possa contemplar a visão beatífica e o amor misericordioso do Pai.Que aqueles que desfrutam da sua amizade próxima, seus familiares, a arquidiocese de São Paulo, as congregações romanas que ele presidiu e serviue em especialmente os povos da Amazônia, a quem também serviu na recém criada Conferência Episcopal da Amazônia, possam experimentar a nossa fraternidadesolidária e nosso abraço fraterno. Que a esperança esteja cada vez mais presente no coração de todos.”(Dom Orani João, Cardeal Tempesta –Arcebispometropolitanodo Rio de Janeiro) Padre Arnaldo RodriguesAssessoria de Imprensa da Arquidiocese do Rio de Janeiro

ARQUIDIOCESE DE NATAL – NOTA DE PESAR

A Arquidiocese de Natal recebeu, com pesar, a notícia do falecimento do eminentíssimo  Cardeal Cláudio Hummes, aos 87 anos de idade, ocorrido nesta segunda-feira, 4 de julho, após prolongada enfermidade.  Gaúcho, nascido em 8 de agosto de 1934,  pertencia à Ordem Franciscana dos Frades Menores, foi bispo da Diocese de Santo André (SP), arcebispo de Fortaleza (CE) e arcebispo da Arquidiocese de São Paulo (SP).  De 2006 a 2011, trabalhou ao lado do Papa Bento XVI, em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Dom Cláudio era devoto dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Em maio de 2017, ele esteve no Rio Grande do Norte, oportunidade em que conheceu os dois locais onde aconteceram os martírios, em 1645: Cunhaú, no município de Canguaretama, e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. Por ocasião da missa em ação de graças pela canonização dos Santos Mártires, na Basílica de São Pedro, em 16 de outubro de 2017, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, denominou o Cardeal Cláudio Hummes de ‘Padrinho dos Mártires’, por ter sido ele o responsável por apresentar a história dos Mártires potiguares ao Papa Francisco e buscou estar sempre acompanhando o processo de canonização na Congregação para a Causa dos Santos.

A Arquidiocese de Natal une-se em oração à Arquidiocese de São Paulo e aos familiares de Dom Cláudio Hummes, rogando a Deus, por intercessão dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, que lhe conceda a paz e o descanso eterno, como recompensa por sua vida dedicada à causa do Reino do Céu.