Dom Odilo: ‘A vida consagrada se edifica na base da fé’

A A
Afirmou o Arcebispo Metropolitano em missa com os religiosos consagrados da Arquidiocese, no mês vocacional
Publicado em: 24/08/2023 - 12:15
Créditos: Redação

Por ocasião do mês vocacional, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu missa na Catedral da Sé, no sábado, 19, com a participação de religiosos consagrados que vivem e atuam na Arquidiocese de São Paulo.

Entre os concelebrantes estavam diversos padres e bispos auxiliares, entre os quais Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, que também é Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

SINAL

Na homilia, o Arcebispo de São Paulo manifestou seu carinho e admiração pelos homens e mulheres que se consagram a Deus em diversos carismas, por meio dos conselhos evangélicos da castidade, pobreza a obediência.

“A vida religiosa consagrada requer grande força da fé, espiritualidade e intimidade com o Evangelho e com o próprio Jesus Cristo”, afirmou Dom Odilo, ressaltando que os consagrados são chamados a ser um sinal na Igreja e para o mundo.

“Vocês são importantes para ajudar os outros cristãos católicos a se questionarem sobre a própria fé e a permanecerem ligados àquilo que é importante na vida cristã”, acrescentou o Cardeal, desejando que as pessoas, ao olharem para os consagrados, “sintam-se encorajadas e fortalecidas em sua luta para ser fiel à fé e ao caminho do Evangelho”.

TESTEMUNHO

O Arcebispo enfatizou, ainda, que os consagrados devem ser para o mundo como que “uma pregação sem palavras”, pela forma de viver, pelo exemplo, pelas escolhas expressas nos conselhos evangélicos, “sinal de contradição daquilo que são grandes ideais aos que não têm fé e precisam preencher a vida com prazeres, de vaidades e da matéria”.

“A vida consagrada se edifica na base da fé”, sublinhou o Cardeal, convidando os religiosos a olharem para o exemplo de Nossa Senhora, cuja Assunção ao céu foi celebrada nessa data. “Maria é a consagrada por excelência a Deus. A Igreja olha para ela, elevada à glória celeste, com olhar de consolo e esperança”.  

GRAÇA E MISSÃO

Ao saudar os consagrados, Dom Ângelo Mezzari recordou a realização do 3° Ano Vocacional do Brasil, cujo tema é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.

“Que este 3º Ano Vocacional faça arder novamente no nosso coração a luz da Palavra de Deus, abrir nossos olhos para reconhecê-Lo e, diante de tantos desafios e esperanças, que possamos viver plenamente nossa vocação como grande graça na missão que recebemos”, afirmou.

Irmã Helena Gesser, religiosa do Instituto das Filhas de Nossa Senhora Auxiliadora e presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional São Paulo (CRB-SP), fez uma saudação aos religiosos, recordando que os consagrados são chamados a revelar o rosto de Deus ao mundo, especialmente às pessoas mais necessitadas do seu amor. 

“É tempo de reavivar a esperança no Deus da vida que quer vida abundante para todos!”, acrescentou. “Temos a certeza de que o Senhor caminha conosco, e Maria, a primeira consagrada do Pai, hoje, assunta aos céus, acompanha a vida e a missão da Igreja e da vida religiosa consagrada”, afirmou.

‘NÃO TEMA’

Padre José Elias Fadul, religioso da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) e Vice-coordenador da CRB-SP, definiu a vida religiosa consagrada como um testemunho do serviço e doação ao povo de Deus e exortou: “Não basta ser somente consagrado, é preciso testemunhar para o mundo a beleza da consagração”.

Antes da bênção final, Dom Odilo novamente encorajou os consagrados a permanecerem firmes na vocação que abraçaram. Recordando as palavras do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, Portugal, no início do mês, exortou: “Não tenham medo!”, ressaltando a coragem da Virgem Maria, que acolheu o anúncio do Anjo. “Esta é uma obra de Deus. Se nos dispomos a fazer a nossa parte, Deus não deixará de fazer a Sua parte”, completou.