Dom Odilo: ‘Que entre nossos numerosos coroinhas surjam vocações’

A A
Arcebispo Metropolitano presidiu missa no Encontro Anual com Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários na Catedral da Sé
Publicado em: 17/08/2023 - 21:15
Créditos: Redação

No sábado, 12, na Catedral Metropolitana de São Paulo, centenas de coroinhas, acólitos e cerimoniários que atuam nas paróquias e comunidades das seis regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo participaram do encontro anual com o Cardeal Odilo Pedro Scherer.

O encontro é organizado pela Pastoral Vocacional da Arquidiocese de São Paulo e acontece no contexto da celebração da memória litúrgica de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas.

A Eucaristia foi concelebrada pelos bispos auxiliares da Arquidiocese Dom José Benedito Cardoso, Dom Jorge Pierozan e Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, este último Referencial para as Vocações e Seminários, além de vários sacerdotes.

SERVIR COM ALEGRIA

No início da celebração, o Cardeal Scherer agradeceu a atuação dos coroinhas e acólitos no serviço ao altar.

Na homilia, Dom Odilo explicou o sentido da liturgia e do espaço sagrado, bem como do serviço litúrgico realizado nas comunidades. O Cardeal exortou os coroinhas, cerimoniários e acólitos a realizarem essa missão sempre “na alegria e com os olhos fixos em Jesus”.

O Arcebispo recordou o testemunho do padroeiro dos coroinhas. “São Tarcísio foi um menino que serviu a Eucaristia. É mártir pois entregou a própria vida pela Eucaristia. Somos convidados a servir o altar com alegria, sempre com o desejo de encontrar Deus, estar perto e falar de Deus, pois somos família de Deus”.

CHAMADO À VOCAÇÃO

O Purpurado recordou que na infância foi coroinha e por meio desse serviço despertou sua vocação ao sacerdócio. “No meio dos coroinhas surgem vocações sacerdotais e religiosas, e queira Deus que entre nossos numerosos coroinhas surjam vocações”, afirmou.

“Deus pode estar chamando você, assim como chamou a mim e aos demais bispos e padres. Se você sentir esse desejo, converse com o padre da sua paróquia, que vai acompanhar, orientar, fomentando esse desejo, até que um dia, quem sabe, você entre no seminário ou no convento”, ressaltou o Cardeal.

Dom Odilo convidou todos os coroinhas e seus familiares a intensificarem suas orações pelas vocações, reforçando que a Igreja é constituída daqueles que respondem ao chamado de Deus com alegria, fidelidade e generosidade.

CELEBRAR A VIDA

Padre José Carlos dos Anjos, Promotor Vocacional da Arquidiocese, explicou ao O SÃO PAULO que o encontro anual é a oportunidade de os coroinhas, acólitos e cerimoniários terem um contato direto com Dom Odilo e ouvi-lo como seu pastor.

“É um momento de escuta e aprendizado, de fraternidade e oração. Oportunidade para celebrar a vida e vocação ao serviço de tantas crianças e adolescentes que se doam na missão de servir o altar”, lembrou o Sacerdote.

O Promotor Vocacional enfatizou que muitas vocações nascem desse serviço à Igreja. “A atuação dos leigos ocupa um papel importante na evangelização. E, a atuação de crianças e adolescentes, a partir de uma disponibilidade muito particular, na colaboração nas missas e celebrações nas igrejas e comunidades, é um berço propício para o despertar vocacional e para vivência da fé e o anúncio do Evangelho”, disse.

“Estas crianças e adolescentes são o futuro da nossa Igreja, serão os padres, religiosas, missionários, pais e mães de família que levarão adiante a missão de anunciar o Evangelho na nossa cidade e para o mundo”, ressaltou Padre José Carlos.

O Sacerdote destacou que há uma constante preocupação com a formação prática, espiritual e religiosa. “É uma atividade que exige conhecimento sobre as partes e objetos da missa, vestes, livros, solenidades, funções e orações”.

Dom Ângelo, ao final da celebração, convidou a todos que rezassem pelas vocações, especialmente neste mês. “Deus chama os coroinhas e acólitos para, neste momento, servir o altar e também a uma vocação específica. Estejamos atentos à voz de Deus que fala ao nosso coração e não tenhamos medo de dizer sim aos desígnios do Pai”, afirmou.

JÁ PENSOU EM SER PADRE OU RELIGIOSO(A) CONSAGRADO(A)?

Converse com o padre da sua paróquia Informe-se no Centro Vocacional Arquidiocesano:
Telefone: (11) 3237-2523 
E-mail: cvasp@uol.com.br