Em entrevista ao Vatican News, Cardeal Scherer destaca a Igreja sinodal ‘em comunhão, participação e missão’

A A
O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, esteve no Vaticano nos últimos dias e participou, no sábado, 30 de setembro, do consistório presidido pelo Papa Francisco.
Publicado em: 04/10/2023 - 15:30
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, esteve no Vaticano nos últimos dias e participou, no sábado, 30 de setembro, do consistório presidido pelo Papa Francisco, durante o qual o Pontífice criou 21 cardeais para a Igreja. 

Dom Odilo visitou a Rádio Vaticano – Vatican News e conversou com Silvonei José sobre vários temas, entre os quais a realização da primeira etapa da assembleia do Sínodo sobre a Sinodalidade.

O Purpurado afirmou que o Sinodo é uma proposta de reflexão sobre a própria Igreja. “Até agora, nenhum tema do Sínodo tinha assumido como tema de reflexão a própria Igreja. Desta vez, o tema de reflexão é a própria Igreja. A Igreja sinodal: em comunhão, participação e missão”, ressaltou. 

Dom Odilo recordou que o Sínodo sempre foi referência na história da Igreja. “O Papa agora chamou a Igreja toda à fazer essa reflexão, para nós sermos mais autenticamente aquilo que Jesus Cristo pediu para a Igreja ser: uma Igreja unida, uma Igreja que esteja atenda uns aos outros”, salientou, recordando que a proposta principal do Sínodo é a escuta do Espírito Santo.

“O Sínodo é dos católicos. O Sínodo é da Igreja Católica”, explicou Dom Odilo, ao ressaltar que apesar de contar com a presença de convidados fraternos de outras igrejas ecumênicas, os mesmos não votam nas questões sinodais. 

O Arcebispo recordou, ainda, que não se deva esperar que o Sínodo venha a modificar o que já é assunto consolidado em relação ao ministério ordenado. 

“O Papa já recordou que na Igreja inteira homens e mulheres são um povo sacerdotal. E antes do ministério ordenado, que está em função de um serviço na Igreja, está o sacerdócio de todos, ou seja, nós somos um povo sacerdotal e, portanto, também as mulheres participam deste povo sacerdotal”, comentou, recordando que nessa dimensão, as mulheres também contribuem na santidade da Igreja e da humanidade, de maneira que não convêm discussões sobre o sacramento da Ordem a mulheres.