Em SP, Solenidade de Corpus Christi terá missa na Praça da Sé e procissão

A A
Na quinta-feira, 8, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpus Christi.
Publicado em: 07/06/2023 - 14:15
Créditos: Redação

Na quinta-feira, 8, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpus Christi. 

As comemorações desta solenidade tomarão as ruas do centro de São Paulo com a missa campal na Praça da Sé, às 10h, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo. 

A celebração será seguida de uma procissão eucarística pelas rua do centro da cidade, passando pelo Pateo do Collégio, Mosteiro de São Bento e terminará no Largo de Santa Ifigênia, onde haverá a bênção do Santíssimo Sacramento. 

Na Praça da Sé, os membros da Missão Belém confeccionarão o tapete de Corpus Christi, com 65 metros de comprimento. 

A FESTA DA EUCARISTIA

Na celebração de Corpus Christi, os fiéis reafirmam a sua fé na presença real de Jesus Cristo nas espécies do pão e do vinho consagrados na missa. 

Instituída por Jesus na Última Ceia, a Eucaristia perpetua na Igreja o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Quando este sacramento é celebrado, o acontecimento central de salvação se faz realmente presente e nele se atualiza a obra da redenção da humanidade. 

A fé católica professa que, pelas palavras de Jesus na Última Ceia “isto é o meu corpo”, “isto é o meu sangue” – e pela invocação do Espírito Santo na celebração da missa, o pão e o vinho não apenas “representam” ou “simbolizam” o corpo e o sangue de Cristo, mas se tornam verdadeira, real e substancialmente, o corpo, o sangue, a alma e a divindade de Jesus Cristo”, ou seja, “Cristo completo”. É por essa razão que a Igreja Católica presta reverência e adoração à Eucaristia como o grande “mistério da fé”. 

O CORPUS CHRISTI

Esta celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264. No entanto, a origem dessa festa remonta o ano de 1247, em Liège, na Bélgica, onde surgiu um movimento eucarístico com a finalidade de propagar a fé católica na presença real de Cristo nas espécies eucarísticas. 

Nessa ocasião, aconteceu a primeira procissão eucarística pelas ruas da cidade. Anos depois, essa celebração se tornou nacional e, em1313, o Papa Clemente V a estabeleceu como uma festa de caráter mundial.