Encerramento do Primeiro Curso de Pastoral Hospitalar da Arquidiocese

A A
As aulas ocorreram no período de 12 de Março à 13 Agosto nas dependências da Paróquia Santo Agostinho, Região Episcopal SÉ.
Publicado em: 17/08/2016 - 13:15
Créditos: Penha Ramos (Agente de Pastoral da Região Santana)

No último dia 13 encerrou-se o curso da Pastoral da Saúde Hospitalar que tem o objetivo de levar conhecimento a todos os agentes da Pastoral da Saúde sobre uma abordagem pastoral junta a pessoas internadas em uma instituição de saúde.

Este curso foi patrocinado pela Arquidiocese de São Paulo, sob coordenação do Padre João Mildner, Assessor Eclesiástico para a Pastoral da Saúde, com a colaboração dos profissionais de saúde do Hospital Emílio Ribas, alguns padres e outros profissionais de saúde.

As aulas ocorreram no período de 12 de Março à 13 Agosto nas dependências da Paróquia Santo Agostinho, Região Episcopal SÉ, cujo espaço e a infraestrutura, foram cedidos gentilmente pelo Frei Mario Rocha.

Foi possível passar para aos alunos uma visão de uma Instituição Hospitalar com sua dinâmica ,  e como um voluntário da pastoral da saúde pode se inserir nesse contexto . O conteúdo focou em temas fundamentais para uma ação evangelizadora e eficaz, proporcionando o conhecimento necessário para  se fazer uma  abordagem pastoral, diante de  uma pessoa no seu leito de hospitalar.

Ao término do curso, Padre João Mildner passou a relação dos hospitais que necessitam de um trabalho da Pastoral da Saúde, deixando a critério de cada um a escolha para um estágio.  Ao todo 75 participaram de todo curso e 32 parcialmente.

  O resultado dessa formação apontou a necessidade de se dar um estímulo para o Agente da Pastoral da Saúde, na sua missão pastoral. Mostrou também que existem muitas pessoas humanas que lutam pela saúde física, mental e espiritual dos doentes e seus familiares.