Faculdade de Teologia da PUC-SP inicia comemorações do jubileu de 75 anos

A A
Em missa pelo dia da padroeira da instituição, Nossa Senhora da Assunção, o Cardeal Scherer ressaltou o papel da Faculdade para a Igreja e a sociedade
Publicado em: 17/08/2023 - 21:00
Créditos: Redação

A Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de São Paulo, deu início às comemorações de seu jubileu de 75 anos, com a missa pelo dia da padroeira, na manhã da quarta-feira, 16.

A Eucaristia foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano e Grão-Chanceler da PUC-SP e da Faculdade, tendo entre os concelebrantes Dom Manoel Ferreira dos Santos Jr., MSC, Bispo da Diocese de Registro (SP); Padre Boris Agustín Nef Ulloa, Diretor da Faculdade, e o Padre Daivyd da Silva, Coordenador do curso de Teologia.

Padre Boris, ao saudar os participantes da missa – entre os quais seminaristas da Arquidiocese de São Paulo e de outras dioceses e também a reitora do Centro Universitário Assunção (Unifai), a professora Karen Ambra –, pediu a Nossa Senhora da Assunção que continue a ajudar a Faculdade para que cumpra a missão de oferecer “uma Teologia que esteja a serviço da Igreja missionária”.

Prof. Thiago Rodrigues (Unifai), Prof. Padre Rodrigo Pires, Profa. Karen Ambra, Dom Odilo e Padre Boris 

MISSÃO PERANTE A IGREJA E À SOCIEDADE

Na homilia, o Cardeal Scherer ressaltou que este ano jubilar será oportunidade de recordar o significado e realizações da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção.

Destacou, ainda, que a Faculdade, fundada em setembro de 1949, recebeu o nome de Nossa Senhora da Assunção, um ano antes de o Papa Pio XII proclamar o dogma da assunção da Virgem Maria, de modo que a escolha não foi aleatória, mas ligada ao momento da Igreja.

Dom Odilo ressaltou que além da excelência no ensino da Teologia, a Faculdade tem a missão de promover a reflexão teológica não apenas com os seus alunos, mas de maneira ampliada também no âmbito cultural e da Igreja, olhando para os fatos que se passam na sociedade e confrontando-os “com aquilo que é o patrimônio da nossa fé, daquilo que veio das raízes da nossa fé. Esta é a grande missão da Faculdade de Teologia”.

O Arcebispo enalteceu o fato de a Faculdade de Teologia ter obtido nos últimos anos avanços em sua qualificação acadêmica, o que inclui a oferta de cursos de especialização, de mestrado e de doutorado, além das muitas atividades extensão universitária.

Referindo-se à liturgia da missa – a da festa da Assunção de Virgem Maria aos Céus, que será celebrada por toda a Igreja no Brasil no domingo, 20 – o Arcebispo enfatizou que Maria assunta ao céu é um sinal de esperança a toda a humanidade, é a “ segura esperança da realização da promessa de Deus, da salvação plena realizada”, além da indicação “do sonho antropológico de Deus para a humanidade”, indicando que o homem não foi por Ele criado para o aniquilamento, mas para estar em Sua companhia.

Falar deste sonho de Deus sobre o homem também é uma das missões da Faculdade de Teologia, conforme destacou o Arcebispo, ação pela qual ajudará  o homem “a entender a sua existência, o seu agir e o seu relacionar à luz da fé”.

Ao O SÃO PAULO, Dom Odilo ressaltou que a missão da Faculdade é produzir saber e reflexão teológica voltados não apenas ao interno da Igreja, mas também a toda a sociedade, “a fim de contribuir com o pensamento teológico cristão-católico sobre todas as realidades da vida social. É para isso que se faz Teologia. Desejo que este ano jubilar seja ocasião para refletir sobre a missão da Faculdade de Teologia, bem como das contribuições por ela já dada ao longo desta história e os desafios que hoje precisa enfrentar”.

NO COMPASSO DA IGREJA E ATENTA À REALIDADE

À reportagem, Padre Boris Agustín recordou que a Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção sempre atuou em sintonia com o caminhar da Igreja, como o fez acolhendo as indicações do Concilio Vaticano II, das conferências gerais do episcopado latino-americano e caribenho de Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida, e como o faz agora perante o Sínodo sobre a sinodalidade (2021-2024) e o 1o sínodo arquidiocesano.

O Diretor ressaltou que a Faculdade tem ampliado nos últimos anos a oferta de cursos de extensão e os programas de especialização, mestrado e doutorado, além realizar parcerias com a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), as Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB), as regiões episcopais da Arquidiocese, dioceses do Regional Sul 1 da CNBB, além de ter institutos de Teologia a ela afiliados no estado de São Paulo e em outras partes do Brasil.

Também para demarcar o início das comemorações deste ano jubilar, que será concluído em setembro de 2024, acontece até sexta-feira, 18, a Semana Teológica 2023, com o tema “Corações Abertos: Pés a caminho, 75 anos da Teologia a serviço da missão”.

A semana foi aberta na segunda-feira, 14, e consiste na apresentação de comunicações científicas dos estudantes, e das seguintes conferências: “Educação para o coletivo num mundo em conflitos”; “Missão, o labor da Teologia hoje”; “Ecologia integral: arte, natureza e espiritualidade”; “Psicologia a Teologia: interfaces da formação humana” e “A importância de se deixar ajudar – bloqueios e resistências”.

Padre Boris explicou que a Semana Teológica busca refletir o lugar que a Teologia ocupa na missão da Igreja, e como dialoga com outras áreas do saber.

“Estamos acolhendo, abraçando e vivendo aquilo que o Papa Francisco pede às faculdades de Teologia e às faculdades eclesiásticas como um todo no proêmio Veritatis gaudium, que é o documento que norteia e indica o caminho e a vocação da Faculdade de Teologia na Igreja”, assegurou, explicando que no documento o Pontífice aponta que as faculdades de Teologia devem manter a centralidade do querigma cristológico, o diálogo sem reservas, a  interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade e a formação de redes com as demais instituições acadêmicas e eclesiais.

Comunicação Seminário de Teologia

FELIZ 75 ANOS!
 
“Com a alegria participei desta celebração. Eu estudei aqui, fiz Teologia e a pós-graduação. É uma faculdade que deixa frutos bons no coração da gente e para a missão da Igreja” – Dom Manoel Ferreira dos Santos Jr., MSC, Bispo de Registro (SP).
 
“Foi uma grande alegria poder celebrar esta Santa Missa abrindo as comemorações dos 75 anos da Faculdade de Teologia. São 75 anos a serviço da Igreja, da missão, formando diversos leigos, sacerdotes e até muitos bispos foram alunos desta Faculdade. Para nós, é uma graça imensa poder chegar a esta grande festa” – Padre Daivyd da Silva, coordenador do curso de Teologia.
 
“Fazer parte destes 75 anos da faculdade como discente é uma grande graça. Aqui é um lugar de encontro com Deus, em que estamos em sintonia contínua com o Magistério da Igreja e com o Santo Padre. É um lugar de reflexões, de diálogo, para que com Deus possamos avançar ao futuro e com Ele nos encontrar” – Leonardo Oliveira, seminarista da Arquidiocese de São Paulo no 2o ano da Configuração (Teologia)
 
“A minha experiência na faculdade tem sido muito gratificante e produtiva, pois estudando a Palavra de Deus mais profundamente, de modo sistemático na Faculdade, bem como a liturgia e as demais coisas que dizem respeito à Palavra de Deus, isso tem me ajudado muito a crescer na fé e como pessoa para um dia estar à frente de uma comunidade” – Vitor Battisti, seminarista da Arquidiocese de São Paulo no 3o ano da Configuração (Teologia)