Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção completa 75 anos de história

A A
Instalada em 7 de março de 1950, a faculdade tem sua sede no que era o an­tigo Seminário Central do Ipiranga
Publicado em: 20/03/2024 - 17:30
Créditos: Redação

A Faculdade de Teologia Nossa Se­nhora da Assunção, instituição de ensino da Arquidiocese de São Paulo, comemo­ra 75 anos em 2024. Fundada em 20 de setembro de 1949 pelo Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, então Arcebispo de São Paulo, essa faculdade nasceu integrada à Pontifícia Universi­dade Católica de São Paulo (PUC-SP), criada em 1946.

Instalada em 7 de março de 1950, a faculdade tem sua sede no que era o an­tigo Seminário Central do Ipiranga, que desde 1929 acolhia os futuros sacerdotes de todo o estado de São Paulo.

AUTONOMIA

Na década de 1970, com a reformu­lação do ensino universitário no País, o Arcebispo seguinte, Cardeal Agnelo Rossi, decidiu desvincular a Faculdade de Teologia da PUC-SP, com o objetivo de dar maior autonomia à instituição de ensino eclesiástico da Arquidiocese.

A faculdade continuou a oferecer seus cursos de bacharelado em Teologia e também de pós-graduação, mestrado e doutorado, bem como cursos livres em conformidade com a legislação bra­sileira, adequados às diretrizes da então Congregação para a Educação Católica, sobretudo quanto à formação teológica dos candidatos às ordens sacras.

EXPANSÃO

Em 1975, o Cardeal Paulo Evaristo Arns nomeou para dirigir a faculdade o então Cônego Geraldo Majella Agnelo, que depois se tornaria Cardeal da Igreja e Arcebispo de São Salvador da Bahia, falecido em 2023.

Foi durante sua gestão que surgiu, em 1976, o primeiro curso especial de Teo­logia voltado para leigos. Era realizado nas dependências da Ordem Terceira do Carmo, no centro da capital. Desde en­tão, foram criados diversos cursos e con­ferências destinados ao laicato.

Em 1977, começou o pedido de dio­ceses para abrirem seus institutos de Te­ologia e sua filiação à Faculdade de Te­ologia.

Atualmente, há institutos nas Arqui­dioceses de Campinas (SP), Ribeirão Pre­to (SP), Sorocaba (SP) e Campo Grande (MS) e nas Dioceses de Mogi das Cruzes (SP), Marília (SP) e Cascavel (PR).

RECONHECIMENTO

Em 1999, o Ministério da Educação (MEC) reconheceu, pela primeira vez no País, um curso de Teologia. Isso possibi­litou a oficialização da formação teológi­ca no Brasil. Sob a orientação do Cardeal Cláudio Hummes, então Arcebispo de São Paulo, a Faculdade de Teologia apre­sentou ao MEC seu Projeto Pedagógico para o curso de bacharelado em Teolo­gia, que foi aprovado com nota máxima em 2004. Tratou-se do primeiro curso de Teologia reconhecido oficialmente no estado de São Paulo.

No âmbito da pós-graduação stricto sensu, no grau do mestrado, a Coordena­ção de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (Capes) credenciou o Progra­ma de Teologia a partir de 2004, e no grau do doutorado a partir de 2018. O Pro­grama, atualmente, conta com 11 grupos de pesquisa reconhecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio dos quais promove simpósios, colóquios, seminá­rios, jornadas de estudo, congressos nas áreas da Teologia Fundamental, Moral, Dogmática, Liturgia, Sagrada Escritura, História da Igreja e Pastoral.

REINTEGRAÇÃO À PUC-SP

O reconhecimento civil do curso de Teologia estimulou o caminho de rein­tegração da faculdade à PUC-SP, uma vez que os vínculos institucionais ainda existiam.

A reincorporação aconteceu no final de 2008 por ato do Cardeal Odilo Pe­dro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Grão-chanceler de ambas as instituições. A primeira turma de estudantes de Te­ologia a ingressar no curso de bachare­lado em Teologia da PUC-SP aconteceu em 2009.

Atualmente, a Faculdade de Teolo­gia é responsável pelas disciplinas dos créditos teológicos em todos os cursos de graduação da PUC-SP. “Esta trans­versalidade tem aberto à faculdade um espaço de diálogo com todos os campos de conhecimento presentes na Universi­dade. Nesse campo dos créditos teológi­cos, nota-se o grande interesse de muitos estudantes dos cursos de graduação em participar de projetos de iniciação cien­tífica em Teologia”, ressaltou o Diretor da Faculdade de Teologia, Padre Boris Agustín Nef Ulloa.

A SERVIÇO DA IGREJA

Na ocasião da reincorporação da fa­culdade à PUC-SP, Dom Odilo destacou que a vocação do teólogo e de uma facul­dade de Teologia não é simplesmente re­alizar estudos acadêmicos, mas também servir à Igreja.

“A Teologia está a serviço da missão da Igreja e da evangelização, enquanto a reflexão teológica ajuda a explicitar me­lhor o mistério da fé, e tudo o que signi­fica o Evangelho e a Palavra de Deus para nós”, afirmou.

O Cardeal Scherer também recordou os muitos estudantes que passaram pela instituição e hoje atuam no Brasil e em outros países. “Muitos deles se tornaram bispos, para estar à frente do povo de Deus na responsabilidade do pastoreio. Outros se tornaram atuantes na socieda­de civil de muitas maneiras, colocando­-se a serviço do povo. Nossas comunida­des católicas têm grande ganho quando podem contar com pessoas qualificadas teologicamente para enfrentar a comple­xa realidade atual”, completou.

Primeira turma de alunos da Faculdade de Teologia – 1949/Arquivo Metropolitano

ALGUNS BISPOS E ARCEBISPOS QUE FORAM ALUNOS DA ASSUNÇÃO

Cardeal Geraldo Majella Agnelo
Cardeal Sergio da Rocha
Dom Pedro Luiz Stringhini
Dom Airton José dos Santos
Dom Pedro Carlos Cipolini
Dom José Benedito Simão
Dom Benedito Ulhoa Vieira
Dom Manuel Parrado Carral
Dom Vicente José Marchetti Zioni
Dom João Evangelista Martins Terra
Dom Jorge Marcos de Oliveira
Dom Fernando José Penteado
Dom Angélico Sândalo Bernardino
Dom Antônio Gaspar
Dom Agenor Girardi
Dom Benedito Beni dos Santos
Dom Eduardo Malaspina
Dom Vilson Dias de Oliveira
Dom Luiz Gonzaga Fechio
Dom José Maria Pinheiro
Dom Roberto Pinarello de Almeida
Dom Luiz Antonio Guedes
Dom José Ruy Gonçalves Lopes
Dom Giovane Pereira de Melo
Dom Edson Taschetto Damian
Dom Otacílio Ferreira de Lacerda
Dom José Luiz Gomes Vasconcelos
Dom Antônio Celso de Queiroz
Dom Wilson Luís Angotti Filho
Dom Jaime Vieira Rocha
Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior
Dom José Luiz Majella Delgado
Dom João Carlos Petrini
Dom José Carlos Castanho de Almeida
Dom Antônio Maria Muccioli
Dom Paulo Rolim Loureiro
Dom Anuar Battisti
Dom Paulo Roberto Velório
Dom Marco Aurélio Gubiotti
Dom Zanoni Demettino Castro
Dom Rosalvo Cordeiro de Lima
Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida
Dom Francisco Javier Delvalle Paredes
Dom João Hipólito de Morais
Dom Antônio Carlos Rossi Keller
Dom Ercílio Turco
Dom Milton Kenan Júnior
Dom Hernaldo Pinto Farias
Dom Jorge Pierozan
Monsenhor Edilson de Souza Silva (nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo)