“Fogo nos faz exercer com fervor as obras de misericórdia”

A A
Diversos religiosos presentes na Arquidiocese de São Paulo fizeram sua peregrinação pelo Jubileu Extraordinário da Misericórdia e passaram pela Porta Santa.
Publicado em: 16/08/2016 - 13:00
Créditos: Igor Andrade

No último sábado, 13, diversos religiosos presentes na Arquidiocese de São Paulo fizeram sua peregrinação pelo Jubileu Extraordinário da Misericórdia e passaram pela Porta Santa da Catedral da Sé. Os religiosos se concentraram no Pateo do Colegio às 14h e seguiram em procissão à Catedral.

A missa foi presidida por Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar referencial para a Vida Consagrada na Arquidiocese, e concelebrada por Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Sé.

Na homilia, ao mencionar o evangelho do domingo, no qual Jesus diz: “Eu vim lançar fogo sobre a terra e como gostaria que ele estivesse já aceso”, Dom Júlio explicou que aquilo que Jesus mais deseja, “é o desejo de servir o Reino, de fazer a vontade do Pai”. “O fogo é também aquilo que nós podemos considerar como a inspiração carismática dos nossos fundadores e fundadoras. Não é novidade para ninguém que ao estudarmos nossos fundadores, vamos perceber pessoas apaixonadas pela causa do Reino” acrescentou o Bispo. “Esse fogo nos faz exercer com fervor as obras de misericórdia. Como o Senhor foi misericordioso conosco, assim podemos ser misericordiosos para com nossos irmãos”, concluiu.

Ao fim da missa, Padre Rubens Pedro Cabral, coordenador da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) de São Paulo, leu algumas palavras da carta pastoral que Dom Odilo Scherer escreveu aos religiosos em outubro de 2015. “Somos todos filhos carentes de misericórdia que restaura e salva capacitando-nos para a prática das boas obras que enriquecem os nossos carismas particulares ou comunitários”, diz a carta.

Padre Rubens terminou sua alocução dizendo que “ninguém seria capaz de adquirir seguidores de um determinado carisma caso estivesse impossibilitado de exprimir a misericórdia em palavras e sobretudo em generosas ações”.