Grupos de trabalho pós-sinodais recebem orientações para elaborar planos de ação

A A
Na reunião, realizada no Centro Pastoral São José, no Belenzinho, Dom Odilo ressaltou tópicos da Carta Pastoral e das Propostas Sinodais
Publicado em: 17/05/2023 - 11:45
Créditos: Redação

O 1º sínodo arquidiocesano chegou ao fim em março, com a publicação da Carta Pastoral do Arcebispo e das Propostas Sinodais. Agora, passa-se à etapa do pós-sínodo, em que todas as comunidades, paróquias, grupos, movimentos, pastorais e famílias estão chamadas a refletir sobre tais propostas e orientações, a fim de que se viabilizem ações concretas com vistas à comunhão, conversão e renovação missionária na Arquidiocese de São Paulo.

“As comunidades estão acolhendo a Carta Pastoral e as Propostas Sinodais, refletindo com os padres, e buscando responder novamente a esta pergunta: ‘Diante de tudo que vimos e ouvimos no sínodo, o que devemos fazer concretamente para novas práticas de vida eclesial, de vida cristã, de vida pastoral?’”, indagou o Cardeal Odilo Pedro Scherer no programa Encontro com o Pastor, da rádio 9 de Julho, em 10 de maio. 

No mesmo dia, o Arcebispo Metropolitano reuniu-se pela primeira vez com os membros por ele nomeados, em 25 de abril, para os 12 grupos de trabalho pós-sinodais, os quais terão dois meses para apresentar um plano de ação específico (veja abaixo a relação dos GTs).

Na reunião, realizada no Centro Pastoral São José, no Belenzinho, Dom Odilo ressaltou tópicos da Carta Pastoral e das Propostas Sinodais, e recordou a urgência de que a Igreja em São Paulo seja cada vez mais missionária, com atenção aos que estão mais distantes da vida eclesial, bem como em se reafirmar o sentido cristão da família. Também externou sua preocupação com alguns indicadores levantados no sínodo, como a baixa frequência dos fiéis às missas dominicais e a diminuição da procura pelos sacramentos de iniciação à vida cristã – Batismo, primeira Comunhão e Crisma – e o Matrimônio.

Dom Odilo também destacou outras temáticas que serão refletidas nos grupos, como a necessidade de realizar de modo mais organizado as ações caritativas na Arquidiocese; de preparar os animadores da vida eclesial, incluindo a renovação de lideranças e o entrelaçamento de gerações; de atualizar a linguagem com a qual a Igreja apresenta ao mundo sua vida e missão; da reformulação da estrutura organizacional de pastoral da Arquidiocese; e do acompanhamento do exercício pastoral dos padres nas diferentes frentes de apostolado e nas paróquias.

A ATUAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO

De acordo com o Padre Tarcísio Marques Mesquita, Coordenador do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, os trabalhos dos grupos “não partirão do zero”, já que os participantes poderão consultar bibliografias a respeito das temáticas para que possam formular suas propostas e a eles será pedido que revisem ou atualizem os planos e diretórios já existentes, a fim de aprimorá-los ou implementá-los.

Padre Tarcísio lembrou, ainda, que os grupos de trabalho não são deliberativos, pois a palavra final sobre as propostas será a do Arcebispo Metropolitano. Possivelmente, as propostas formuladas nos GTs serão colocadas para posteriores reavaliações e reformulações de texto, “isso se levarmos em consideração o que foi feito em todo o processo de escuta e proposição do sínodo”, explicou.

O cronograma de realização dos encontros de cada grupo temático será definido pelos próprios participantes e é dada a liberdade aos GTs para fazerem consultas a outras instâncias da Igreja e agentes de pastoral sobre o tema em que se debruçam. “Não será uma coisa hermética, fechada aos participantes”, assegurou Padre Tarcísio.

CONHEÇA OS GRUPOS DE TRABALHO PÓS-SINODAIS

Reformulação da Estrutura Organizacional da Arquidiocese
Elaboração de um Diretório de Pastoral
Revisão e Adequação do Plano de Manutenção da Arquidiocese
Atualização do Diretório dosSacramentos
Elaboração de um Diretório Litúrgico para a Arquidiocese
Elaboração de um regimento da Cúria Metropolitana
Criação de um Vicariato Episcopal para a Área da Saúde
Criação de um Vicariato Episcopal para a Catequese
Revisão e Adequação do Diretório Arquidiocesano de Formação Presbiteral
Organização do Vicariato para a Educação e a Universidade
Organização do Conselho da Caridade Social
Elaboração de um novo Plano de Pastoral