Igreja em São Paulo recorda 1 ano do falecimento de Dom Cláudio Hummes

A A
Na terça-feira, 4, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu, na Catedral da Sé, a missa pelo 1º ano de falecimento do Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo de São Paulo entre 1998 e 2006.
Publicado em: 05/07/2023 - 14:45
Créditos: Redação

Na terça-feira, 4, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu, na Catedral da Sé, a missa pelo 1º ano de falecimento do Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo de São Paulo entre 1998 e 2006. 

“Nós cremos que não apenas a lembrança de Dom Cláudio permanece viva, ele vive em Deus. Esta é a nossa fé”, afirmou Dom Odilo, na homilia, ressaltando que seu predecessor teve uma vida doada a Deus, à Igreja e à humanidade.

“Nós agradecemos e pedimos a Deus que aquilo que Dom Cláudio semeou em sua vida continue a florescer e frutificar no campo da Igreja. E que ele, junto de Deus, olhe por nós, que continuamos a trabalhar naquilo que Deus nos confia cada dia”, completou o Arcebispo.  

TRAJETÓRIA

Aury Afonso Hummes – nome de registro de Dom Cláudio – nasceu em 8 de agosto de 1934 no atual território da cidade de Salvador do Sul (RS), à época pertencente ao município de Montenegro (RS). Aos 17 anos, ingressou na Ordem dos Frades Menores (franciscanos), sendo ordenado sacerdote em 1958.

Nomeado Bispo por São Paulo VI, em março de 1975, Dom Cláudio Hummes assumiu a Diocese de Santo André (SP), em dezembro do mesmo ano, e ali permaneceu por 21 anos, até 1996, quando foi nomeado para a Arquidiocese de Fortaleza (CE). Em 1998, São João Paulo II o nomeou como Arcebispo de São Paulo, onde permaneceu até 2006, tendo sido feito cardeal pela Papa em 2001.

Entre 2006 e 2010, nomeado pelo Papa Bento XVI, Dom Cláudio foi o Prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano.

De volta ao Brasil como Arcebispo Emérito de São Paulo, foi nomeado Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cargo que exerceu até 2019.

Em 2014, ajudou a criar a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), da qual foi o primeiro Presidente. Em 2019, foi Relator-geral do Sínodo para a Amazônia e, de julho de 2020 a março de 2022, presidiu a Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).

O Cardeal Hummes faleceu em 4 de julho de 2022, aos 87 anos, em sua residência, em São Paulo, onde permanecia, a seu pedido, em cuidados paliativos após um quadro irreversível de câncer no pulmão. Dom Cláudio foi sepultado na cripta da Catedral da Sé.

No site do O SÃO PAULO, há uma seção especial que reúne notícias sobre a vida e legado do Cardeal Cláudio Hummes, bem como a repercussão de sua morte. Acesse: https://osaopaulo.org.br/dom-claudio.