"Misa Criolla" na Catedral celebra Nossa Senhora de Guadalupe

A A
A missa, presidida pelo Cardeal Scherer, contará com a participação de mais de 350 vozes, dez músicos latino-americanos e um solista italiano
Publicado em: 12/12/2015 - 18:15
Créditos: Redação

O dia de Nossa Senhora da Guadalupe, padroeira da América Latina, foi celebrado neste sábado, 12, com missa solene presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, na Catedral da Sé. Na celebração, foram executados os cantos da "Misa Criolla", composta pelo argentino Ariel Ramirez, por mais de 350 vozes do Coro Luther King, do Fórum Coral Paulistano e do Projeto Cantata São Paulo, com direção artística do maestro Martinho Lutero Galati. A missa também contou com a participação de dez músicos latino-americanos e um solista italiano.

'Misa Criolla'

A 'Missa Crioula' do compositor argentino Ariel Ramírez é uma obra folclórico-religiosa para solistas, coro e orquestra, e caracterizada por instrumentos típicos da tradição popular latino-americana, inclui ritmos da pampa (chacarera, milonga, zamba). A obra foi composta e gravada pela primeira vez em 1964. 

A obra é dedicada às irmãs alemãs, Elisabeth e Regina Brückner, que traziam comida às escondidas para os prisioneiros de um campo de concentração durante o período nazista. A primeira inspiração de Ariel Ramírez é dos anos 1950, quando ele ainda era um músico desconhecido e vivia em um convento em Würzburg (Alemanha). 

Lá, ele entrou em contato com as irmãs Elizabeth e Regina Brückner, ambas religiosas, que lhe contaram que uma bela casa na frente do convento tinha sido um campo de concentração nazista, onde, todas as noites, desafiando a morte, elas levavam comida para os prisioneiros famintos.

Confira a reportagem completa na próxima edição do jornal O SÃO PAULO, semanário da Arquidiocese.