Missionários Fidei Donum partilham experiências de evangelização

A A
Sacerdotes em missa ocorrida na Paróquia pessoal alemã São Bonifácio recordaram missionários.
Publicado em: 29/09/2016 - 15:30
Créditos: Edcarlos Bispo / Fotos: Luciney Martins

Edcarlos Bispo

Um idioma diferente do habitual foi falado no Centro de Formação Sagrada Família, no bairro do Ipiranga, na semana de 19 a 27 de setembro. Aproximadamente 150 pessoas, entre padres, religiosas e leigos missionários alemães e austríacos participaram do encontro “Fidei Donum” De acordo com o coordenador da atividade, o Padre Christian Mayr, da Diocese de Barreiras, na região Oeste da Bahia, o encontro entre os missionários é uma formação que acontece anualmente no Brasil e em um dos países de língua espanhola, a cada quatro anos, destinado a missionários da América Latina. Neste ano, o tema foi “A Igreja em saída”. Entre os palestrantes estiveram o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, e o Padre Bernd Klaschka, diretor-geral da Adveniat, organização da Igreja Católica na Alemanha, que atua em solidariedade aos povos na América Latina. “Esse encontro é muito importante, primeiro para nós mesmos, para termos contatos. Estamos longe da nossa pátria, e não podemos perder o contato com as origens. Mas também para conhecer a realidade do outro. Eu fico só no Oeste da Bahia, mas isso não é o Brasil todo. Esses encontros me abrem um pouco os olhos para a realidade de colegas que estão no Mato Grosso, em São Paulo, na Amazônia.

É uma troca de experiências, um aprendizado”, afirmou o Padre Christian. A iniciativa também é uma forma de estimular os trabalhos que são realizados pelos sacerdotes. O Padre Pirmin Spiegel, que no Brasil é chamado de Firmino, trabalhou por 15 anos no país e agora é diretor da Misereor, obra da Conferência Episcopal Alemã que atua na luta contra a pobreza na África, Ásia e América Latina. O Sacerdote conta que a formação é um momento em que todos “trocam ideias sobre a situação pastoral, econômica, eclesial, cultural de todos os países”. “Levamos daqui uma visão muito grande do trabalho dos outros, da motivação, da espiritualidade, da mística dos colegas e das colegas. E, ao mesmo tempo, muitos se encontram somente de quatro em quatro anos, quando há os encontros continentais.

É a alegria do reencontro de amigos e amigas que visam a opção por trabalhar na Amé- rica Latina e são enviados para essa missão”, destacou Padre Firmino. Fidei Donum significa Dom da Fé, e serve para designar um padre missionário diocesano que por um tempo atua em algum país que necessita ser evangelizado. O nome é tirado da encíclica do Papa Pio XII, escrita em abril de 1957, com o fim de estimular as missões católicas. Nela, Pio XII exorta os bispos, principalmente europeus, a cederem padres diocesanos para dioceses com carência de sacerdotes. “Se alguma diocese pobre ajudar a outra, não se tornará mais pobre por isso; seria impossível. Deus não se deixa vencer em generosidade” (Encí- clica Fidei Donum, n.27).

Publicado no Jornal O SÃO PAULO, edição 3121/ 28 de setembro a 4 de outubro de 2016